livro Pinóquio as avessas eas abordagens

1565 palavras 7 páginas
Se fizermos uma observação criteriosa na grande maioria dos sistemas vigentes em escolas atuais, veremos muitas semelhanças com escolas de séculos atrás como também podemos ver mudanças que nos fazem pensar "Como ninguém fez isso antes..."
Essas três abordagens mesmo sendo tão diferentes podem estar presentes ao mesmo tempo dentro de uma escola.

No livro de Rubem Alves vemos Felipe, um menino cheio de aspirações e desejos humanistas tendo que se adequar a realidade de uma escola tradicional, com pontos de comportamental.

Abordagem Tradicional

Na abordagem tradicional o aluno é um receptor de informações, uma tabula rasa que com o tempo irá receber informações que lhe passam (professor), até estarem cheios de informações e consigam repeti-las, passando para os outros seus conhecimentos quando estiver suficientemente repleto de informações, neste caso o professor obtém todo poder sendo uma relação vertical, escolhendo a metodologia, conteúdo, avaliação, forma de interação na aula, instrui e ensina o aluno, a aula é expositiva, resume-se em dar a lição e tomar a lição. O ensinar é vertical, o professor é o detentor de todo saber, e só ele pode passá-lo a criança (tabula rasa) que nada sabe, dela é esperado que absorva o máximo do que lhe for lançado, sem ser necessário uma real compreensão ou entendimento.

No livro de Rubem Alves, Pinóquio às Avessas ele explica o porquê se inspira na fabula.
“A estória de Pinóquio, me parece, ensina que as crianças nascem de pau e só depois de passar pela escola viram crianças de verdade. Se não passarem pela escola, correm o risco de se tornar jumentinhos, com rabo e orelhas de burro, além de zurrar.”
O personagem Felipe, ouve do pai a explicação para a história :
“Pinóquio era um bonequinho de madeira. Não era um menino de verdade. Para se tornar um menino de verdade, ele teria de ir a escola. Pinóquio fugiu da escola, preferiu brincar. Aí lhe cresceram orelhas e rabo de

Relacionados

  • Fadas no Divã
    246176 palavras | 985 páginas
  • Linguagem das Emocoes
    136260 palavras | 546 páginas