Livro didatico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“ Os que são ensinados resplandecerão como o resplendor do firmamento e os que ensinam a muitos a justiça serão como estrela por toda a eternidade.”
Daniel: 12;3
TCC PÓS GRADUAÇÃO "A leitura e a escrita nas séries iniciais."
UNESC – FACULDADES INTEGRADAS DE CACOAL
CURSO DE PEDAGOGIA
A LEITURA E A ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS
SIRLENE CUSTÓDIO DA SILVA
Monografia apresentada como exigênciaparcial para Projeto de Pesquisa realizado no departamento de Pedagogia como exigência parcial para a obtenção do titulo de pós-graduanda em Docência da Educação Básica.

RESUMO

No decorrer de nossos dias em sala de aula, nos deparamos sempre com esta questão, aluno que não gosta de lê, por esse motivo lê mal, não gosta de escrever, ou tem muitos erros de ortografia e outros mais; Sendoassim este trabalho tem como objetivo de apresentar aos educadores algumas sugestões para se trabalhar em sala de aula nas séries iniciais a leitura e a escrita. Para que o aluno possa se interessar e até mesmo praticar a leitura e a escrita de forma prazerosa.

Palavra chave= Leitura, escrita, sala de aula, aluno, educador.

ABSTRAT

During our days in classroom, in we always come across themwith this question, pupil who does not like reads, for this reason reads badly, it does not like to write, or it has many errors of orthography more and other; Being thus this work it has as objective to present to the educators some suggestions to work in classroom in the initial series the reading and the writing. So that the pupil can be interested itself and even though to practise the readingand the writing of pleasant form.

Word chave= Reading, writing, classroom, pupil, educator.






INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo proporcionar aos educadores meios para estar vivenciando a prática da leitura e a escrita de forma mais clara e objetiva, onde o aluno seja parceiro do educador, para que aconteça o processo ensino-aprendizagem.
Pois se sabe que a leitura é umprocesso de interação entre o leitor e o texto, e é justamente dentro deste processo que se torna importante que o leitor possa alcançar os objetivos que guiam sua leitura.
Dentro do contexto deste trabalho será dada ênfase a “leitura”, não dizendo que a “escrita” não é importante, mas segundo Cagliari, Ferreiro e Teberosky, a leitura precede à escrita.
Neste sentido, revela-se a importância derelatar que a leitura, no que diz respeito às séries iniciais se trata, antes de tudo, de um objetivo de ensino e, para se constituir também um objetivo de aprendizagem, é necessário que este tenha sentido do ponto de vista do aluno.
Portanto, para construir o conhecimento é necessário unir o saber, a experiência e a consciência e muitas vezes a escola propicia esta construção de forma abstrata.Este trabalho vai abranger sugestões de alguns teóricos, como também relato de experiência, e idéias propostas para contribuir no sentido de colaborar como o educador no que diz respeito à leitura e a escrita nas séries iniciais do ensino fundamental.

“A Leitura e a escrita nas Séries iniciais”
1º Capítulo

A Leitura e a escrita
1)A-O Mundo da Escrita
A escrita é algo, como o qual nós estamos tão envolvidos, que nem damos conta de como alguém vive sem lê e não escreve. Como uma criança encara estas atividades, de fato como funciona esse mundo, que nos aparece tão familiar e de uso fácil.
Um dos objetivos mais importantes da alfabetização é ensinar a escrever. Portanto a escrita é uma atividade nova para a criança e,por isso mesmo requer um tratamento especial na alfabetização, relata Cagliri.
Espera-se que no final de um ano de alfabetização, saiba escrever e não saiba escrever tudo e com correção absoluta.
Esse é um ponto importante que nos leva a uma reflexão, a preocupação com a ortografia durante o primeiro ano escolar.
“Até mesmo a forma gráfica da escrita não é bem compreendida pela...
tracking img