Livro didático de inglês do governo x dce's do pr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 20 (4933 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA





JULIANE CENCI SPADOTTO





LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO GOVERNO
X
DCEs do PR















PONTA GROSSA
2010
JULIANE CENCI SPADOTTO













LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO GOVERNO
X
DCEs do PRPONTA GROSSA

2010


LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS DO GOVERNO X DCEs do PR


Juliane Cenci Spadotto[1]


Resumo


Esse artigo tem como propósito verificar se o Livro Didático (LD) de Língua Inglesa do Estado do Paraná, livro do domínio público e sugerido para uso nas turmas do Ensino Médio do Estado do Paraná está dentro do que rezam as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná(DCEs).


Palavras-chave: Livro didático, Língua Inglesa;


Abstract


This paper aims to verify whether the Textbook of English Language of the State of Paraná, as a public domain book which is suggested to be used in classes in the Schools of Paraná is in agreement with the Curriculum Guidelines of the State of Paraná (DCEs PR).


Key words: English Textbook, English Language;Introdução
O ensino de língua estrangeira na educação básica do Brasil foi implementado como uma obrigatoriedade, segundo Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Encontramos essa lei no artigo 36 inciso III, o qual diz que a inclusão de uma língua estrangeira moderna é obrigatória no currículo do Ensino Médio (BRITO 2010, p.02).

O ensino e aprendizagem de LínguasEstrangeiras Modernas [...], longe de ter um direcionamento reducionista, aponta para uma abordagem intercultural na qual o aprendiz não estaria tão somente apto a comunicar-se na língua-alvo, como também, a interagir com distintas culturas, dado o seu grau de percepção e respeito à alteridade, desenvolvidos ao longo do período do Ensino Médio. (BRITO, 2010, p.04)




Então, para o ensino delínguas, o livro didático (LD) é um subsídio importante, e tem-se percebido sua centralidade nas diversas definições de conteúdos e metodologias. Dessa forma, foi elaborado por professores do Estado do Paraná o Livro Didático de Língua Inglesa para os colégios públicos do estado, o qual será analisado nesse trabalho.
Os professores vêm adotando o livro didático por perceberem nele umapossibilidade de planejar de forma mais previsível, o desenvolvimento de suas aulas. Outro fator facilitador é o acesso às figuras e aos textos presentes no livro. Também para o aluno, o livro didático apresenta fatores muito positivos, pois pode ser uma fonte de informações sobre aspectos culturais de diferentes culturas anglófonas.
A construção das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná foielaborada por equipes pedagógicas dos Núcleos Regionais de Educação, com a intenção de produzir um documento norteador, para a rede pública de educação. (DCEs, 2006, p.07)
Após constatar isto, justifico o valor de analisar o livro didático do Estado do Paraná para perceber se o mesmo encontra-se de acordo com os documentos oficiais Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCEs PR).Inicio com uma síntese da introdução do Livro Didático do Estado do Paraná. Segundo o que consta na introdução do LD é que ele é um instrumento muito importante para uso diário dos alunos.
O LD existe para ser uma ponte entre professor/aluno, auxiliando nas aulas como uma base para discussão a respeito dos fatos. Através do LD, é possível promover a tão necessária interdisciplinaridade.Uma vez que, nele, pode-se encontrar temas relativos às outras áreas da educação como, geografia, história, biologia, artes, matemática.
O livro analisado abrange conhecimentos de todas as áreas do ensino, de forma que o aluno reúne condições para interagir com o tema proposto. Então, a finalidade aqui não seria “devorar” o livro com o propósito de vencer conteúdo. O propósito seria de...
tracking img