Título: Arte na Educação Não-Formal – “Livro das Texturas”

Justificativa:
Este projeto se justifica pela necessidade do conhecimento de sentidos e sentimentos através da sensação do tato. “Se Marco Polo estivesse contando a Kublai Khan sobre sua cidade,(...)” ele a descreveria usando (além dos sentidos: da visão,audição,olfato,paladar) o próprio tato,ou seja,ele levaria até Kublai Kan a representação através das mãos tudo que foi percebido por ele e reproduzido através de texturas e modelagens, justificando sensações que para um viajante como Marco Polo poderá utilizá-lo posteriormente para representar suas impressões e metáforas.

Conteúdo:Textura é a sensação de algo ao tato. Ela pode incluir várias propriedades como liso, áspero, duro ou macio. Ensinar sobre textura pode proporcionar muitas atividades interessantes, como o toque cego ou adivinhar a textura de algo baseado na aparência.
Cada pessoa envolvida na produção irá representar a cidade com uma textura que mais se aproxima de seus sentimentos e sensações.
Visualmente, a textura não é mais do que um conjunto determinado de pequenos sinais, fáceis de interpretar pelo cérebro. A textura sente-se quer quando olhamos, quer quando tocamos uma superfície.

A Textura é, portanto, uma sensação visual e táctil. Ela caracteriza maisprofundamente as superfícies das formas tridimensionais, permitindo o seu reconhecimento e a sua identificação com maior exatidão e rapidez.



Objetivo Geral:

Representação poética de lugares através do tato e registro em um “Livro de Texturas”.

Objetivo Específico:

• Observar e refletir sobre sentidos e sentimentos em relação a onde moramos.
• Ressaltar a necessidade de expressão através do tato e ao tema invisibilidade do livro “As Cidades Invisíveis”.
• Promover relação do tema proposto entre os espaços pedagógicos da cidade e as disciplinas integradas da Licenciatura em Artes visuais.
• Elaborar uma proposta estética pedagógica: Livro [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 02). Livro de texturas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 02, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Livro-De-Texturas/602884.html

MLA

"Livro de texturas" TrabalhosFeitos.com. 02 2013. 2013. 02 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Livro-De-Texturas/602884.html>.

MLA 7

"Livro de texturas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 02 2013. Web. 02 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Livro-De-Texturas/602884.html>.

CHICAGO

"Livro de texturas." TrabalhosFeitos.com. 02, 2013. Acessado 02, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Livro-De-Texturas/602884.html.