Livro de lucas 15

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROVA CAPITULO 15 DE LUCAS

1-Pesquisar sobre as classes politicas religiosas da epoca de Jesus contextualizando-as:
Os fariseus
Fariseu significa "separado".
Eram os puristas religiosos, um partido que surgiu dos "hassidim", ( = fiéis de Deus) do século II antes de Cristo (aC).
Eram fanáticos religiosos e nacionalistas, por isso hostis ao império romano e ao mesmo tempo passivos.Desprezavam e marginalizavam os não judeus e o povo simples, pois achavam que estes desconheciam a lei e todo aquele que não conheciam a lei não podia se salvar.
Esse grupo era formado por leigos provindos de todas as camadas sociais, sobretudo artesãos e pequenos comerciantes. Grande parte do clero pobre, opostos à elite sacerdotal do templo de jerusalém, pertenciam ao grupo.
Na religiãocaracterizavam-se pelo rigoroso cumprimento da Lei e das tradições orais. Eram legalistas e moralistas. E assim criavam novas tradições através da interpretação da Lei.
Com a ajuda do povo tinham a maioria no sinédrio, o conselho supremo dos judeus.
Grande parte dos escribas, isto é, dos escritores, pertenciam a este partido. Desta forma detinham o monopólio da interpretação das Escrituras sagradas.
Umaspecto importante, quando se fala dos fariseus, é a sinagoga, criação do grupo e expressão máxima do farisaísmo e que se opunha ao Templo, dominado pelos Saduceus. Assim, pela sinagoga os fariseus eram os guias espirituais do povo e os responsáveis mais eficientes pelo destino do judaísmo, após a destruição do templo no ano 70 dC.
Eram mais fiéis que os saduceus ao ensinar e viver as verdades da féjudaica tradicional.
Criam num Deus providente e justo, árbitro dos destinos humanos; Acreditavam na existência dos anjos e demônios e esperavam uma justa retribuição após a morte. Acreditavam na ressurreição final.
Esperavam um Messias político – espiritual, que iria expulsar os odiados romanos e instaurar a supremacia racial judaica em todo o mundo. Acreditavam que a vinda do Messias dependiada estrita observância da Lei, da oração e do jejum.
 
Os saduceus
Nome de origem incerta. Talvez proveniente do sumo sacerdote Sadoc (1Rs 1,8.32), ou da palavra çaddik, ‘o justo’.
Pertenciam na maioria à classe sacerdotal e aristocrática de Jerusalém e possuíam nas mãos as chaves do poder político e religioso.
Muitos de seus membros eram provenientes da classe rica e proprietários de terras.Na política sempre foram oportunistas, favorecendo primeiro Herodes e depois os romanos, na época de Jesus. Tinham privilégios e interesses pessoais para protegerem. Desta forma, o servilismo era pago, aos romanos, com liberdade religiosa e os mais altos cargos do Estado.
Controlavam a administração da justiça no sinédrio, o supremo conselho judaico, através dos anciãos e controlavam também oTemplo através da elite sacerdotal.
Viviam preocupados com a ordem pública, pois sua liberdade e privilégios dependiam da paz urbana.
Esse grupo foi o principal responsável pela condenação de Jesus à morte.
No campo religioso eram conservadores e só aceitavam a autoridade da Lei e não aceitavam outra revelação a não ser a que se encontrava no Pentateuco. Desta forma rejeitavam as idéiasreligiosas mais recentes aceitas e difundidas pelos escribas e fariseus como a fé na imortalidade, na ressurreição, nos anjos e demônios.
Como grupo os saduceus desapareceram com a destruição do Templo no ano de 70 depois de Cristo (dC).
Os essênios
Grupo que ganhou importância com a descoberta dos manuscritos de Qunrã nas cavernas situadas próximas ao mar morto. Manuscritos estes com grandes partes doAntigo Testamento.
Comunidade religiosa do judaísmo, fundada por volta de 165 a C. e destruída por volta de 68 d.C. durante a revolta judaica. Caracterizada como tipo de vida monacal e ascéticas.
Surgiu em protesto ao sacerdócio de Jerusalém. Composto por leigos exilados e sacerdotes dissidentes.
Consideravam ser o verdadeiro povo de Deus e viam os outros como inimigos. Eram os "filhos da...
tracking img