Livro de hidraulica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA 4
Sistema Predial de Água Fria (continuação) 1. Pressão de Serviço
As peças de utilização são projetadas de modo a funcionarem com pressões estática ou dinâmica pré-estabelecidas. A pressãoestática só existe quando não há fluxo de água e a dinâmica resulta quando as peças estão em funcionamento. A tabela a seguir apresenta pressões estáticas e dinâmicas máximas e mínimas das principaispeças de utilização.

Para exprimir as pressões em kPa, multiplicam-se os valores da tabela por 10. Exemplo: 10 mca = 100 kPa = 1 kgf/cm2

1

2. Pressões máximas e Mínimas
Em edifícios altos, nosquais as pressões estáticas ultrapassem os valores da tabela anterior deve-se provocar uma queda de pressão. Para tal, pode-se aumentar a perda de carga, introduzindo-se no sistema válvulas redutorasde pressão ou caixas intermediárias, como visto na aula 3. A pressão máxima admissível segundo a NBR5626/98 é de 40 mca (0,4 MPa ou 400 kPa). Três sistemas de instalação de válvulas redutoras depressão saõ apresentados na figura a seguir.

Sistema A – quando não se tem a possibilidade de acesso às válvulas nos andares do edifício, sendo possível esse acesso apenas no subsolo.

2

SistemaB – quando pode-se zonear o edifício de tal modo que as colunas partam de barriletes descendentes, com pressões controladas de acordo com a altura dos pavimentos. Sistema C – quando a redução depressão é feita na própria coluna de alimentação. As válvulas redutoras devem ser instaladas em locais de fácil acesso e de serventia comum (corredores, escadas etc.) As válvulas devem ser especificadaspara a redução de pressão desejada, como por exemplo 2:1, 3:1 etc, ou, em alguns tipos, podem ser reguladas depois de instaladas. A pressão dinâmica mínima admissível é de 0,5 mca (5 kPa), para evitarpressões negativas que possibilitem a contaminação da água.

3. Velocidade máxima
A velocidade nas tubulações não deve ultrapassar 2,5 m/s, nem os valores resultantes da fórmula: V = 14 D Sendo:...
tracking img