Livro de hannah arent

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto: Hannah Arendt, o totalitarismo e a relação com o conceito do mal e da moral.
RIBEIRO, Ricardo G., Programa de Pós-Graduação (Mestrado), Faculdade de Filosofia, PUCRS,2010.

Resumo

Ototalitarismo, uma forma de governo e de dominação, baseado na organização burocrática de massas, no terror e na ideologia. Hannah Arendt percebeu elementos de grande reflexão nesse sistema de governo,abordando, a questão política no início do século XX.
Dimensões de horrores e o radicalismo da negação à liberdade, jamais foram vistas.
Encontramos semelhanças existentes entre o sistema de governototalitário e outros sistemas atuais. Um dos aspectos que Hannah Arendt traz em sua conceitualização sobre o totalitarismo é quanto ao colapso da moralidade neste regime. Os aspectosdesumanos,oriundos dos governos, nazista e stalinista constatados por ela, evidenciam um ponto de reflexão nesse sentido. O presente artigo fará à análise de conceitos que integram o ponto central da obra sobre ototalitarismo de Hannah Arendt, a questão moral e imoral do totalitarismo, abordando o mal e a autonomia como consequências inevitáveis do regime. Um colapso moral do regime de governo visto, não só pelaótica dos criminosos, mas do comportamento das pessoas comuns, que se ajustaram entrando em contradição com asquestões vigentes. Em tais personagens vem à luz o perigo eminente que decorre da diluiçãoe perda de si mesmo no anonimato coletivo.

Texto: Hannah Arendt, poder e a crítica da "tradição". 
PERISSINOTTO, Renato M., Lua Nova [online]. 2004, n.61, pp. 115-138. ISSN 0102-6445. 

ResumoO artigo confronta a distinção entre poder e violência em Hannah Arendt, e está dividido em duas partes. Na primeira, ele apresenta a definição arendtiana de poder. Na segunda, faz comentárioscríticos que se desdobram na defesa da "tradição teórica" criticada por Arendt e na análise de duas conseqüências da visão da autora: a supressão das relações conflituosas da vida política e, com isso,...
tracking img