LIVRO DE CLARICE LISPECTOR :UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES

Páginas: 19 (4730 palavras) Publicado: 20 de maio de 2015
Uma aprendizagem ou livro dos prazeres
Clarisse Lispector

1. contexto histórico

Nas décadas de 1960 e 1970, em clima de plena Guerra Fria – estado de tensão permanente entre os EUA e a URSS que levou a uma grande corrida armamentista e assumiu formas dissimuladas, como a espionagem de segredos tecnológicos, industriais e militares ou mesmo confrontos diplomáticos –, pretendendo manter ocontrole sobre as regiões alinhadas com o capitalismo e preocupados com a influência da revolução comunista cubana de 1959 sobre os povos latino-americanos, os EUA estimularam e apoiaram golpes militares em vários países da América Latina.
No Brasil, procurando dissimular suas verdadeiras razões, os comandantes militares que desfecharam o golpe de 1964 justificaram sua ação com os objetivos decontrolar a inflação, acabar com a corrupção e preservar a democracia. Na verdade, em relação a esse último objetivo, aconteceu exatamente o contrário: as liberdades e os direitos fundamentais dos cidadãos foram suprimidos em uma cruel ditadura.
O poder ditatorial prolongou-se por 21 anos, divididos em duas fases: a primeira, de recrudescimento, que abrangeu os governos dos marechais Castelo Branco eCosta e Silva, da Junta Militar e do general Médici; e a segunda, da “abertura lenta e gradual”, que abrangeu os governos de Geisel e Figueiredo.
As primeiras medidas do novo governo destinaram-se a anular atos do governo anterior e reprimir aqueles que poderiam opor-se ao novo regime: cassação e suspensão dos direitos políticos de 378 pessoas; demissão de 10 mil funcionários públicos; instauraçãode 5 mil investigações.
Para sustentar-se no poder, os governos militares precisavam de poderes excepcionais. Apelando para a legitimidade revolucionária, atribuíram a si mesmos tais poderes. São os chamados Atos Institucionais, dentre os quais o 5º, de 1968, dava ao presidente o direito de decretar o recesso do Congresso Nacional; decretar intervenções nos Estados; cassar mandatos eletivosfederais, estaduais e municipais; suspender os direitos políticos dos cidadãos por 10 anos; decretar o estado de sítio e prolongá-lo; decretar o confisco dos bens.
Em 1969, promovida pela Junta Militar que ocupava o poder na época, a Emenda Constitucional nº 1 produziu profundas modificações na Constituição de 1967, concentrando uma soma de poderes ainda maior nas mãos do Executivo. A EmendaConstitucional de 1967 concebeu poderes extraordinários ao presidente da República, conferindo a ele, exclusivamente, a iniciativa de leis que dispusessem sobre vetar projetos de lei, exercer o comando das Forças Armadas e decretar o estado de sítio e de emergência.
A preocupação com a segurança expressou-se na criação do Serviço Nacional de Informação (SNI), que montou uma vasta rede de agentes secretose informantes, abrangendo milhares de pessoas. Os agentes de informação espalharam-se pelo território nacional, infiltrando-se em órgãos públicos, empresas, bares, escolas, etc. Organizações paramilitares também passaram a atuar para conter os movimentos populares, como o Comando de Caça aos Comunistas (CCC), cujos integrantes costumavam andar ostensivamente armados.
Durante os anos de 1964 a1985, a imprensa e as artes, em geral, sofreram rigorosa censura, que impedia a livre informação e cerceava as manifestações culturais. Amplos setores de população opuseram-se ao governo e lutaram contra a repressão e pela defesa dos ideais democráticos.
Após 21 anos de ditadura, com Sarney eleito em 1985 e através da constituição de 1988, o país volta a ser uma democracia, com eleição direta paraPresidente, direito de voto aos analfabetos, direito de representação política e liberdade de criação de partidos políticos.
Embora seja este o contexto histórico de Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres – um período que engloba alguns dos vários anos da ditadura – não podemos relacioná-lo com o livro, uma vez que não há nele conteúdo de crítica social, mas relatos de um cotidiano de relações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensaio sobre : "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres" de Clarice Lispector
  • A BUSCA DO EU PELA DOR E PELO PRAZER EM 'UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES', DE CLARICE LISPECTOR
  • Seminário do livro a hora da estrela de clarice lispector
  • Análise crítica do livro A hora da estrela, de Clarice Lispector
  • O livro do prazer
  • Livro Um aprendizado ou o Livro dos Prazeres
  • Analise de mecanismos de coesão em fragmentos do livro "a hora da estrela" de clarice lispector
  • As marcas clariceanas (obra adulta) nos livros infantis de clarice lispector

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!