Livro antropologia do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1
Antropologia - O que é?

Antropologia é o estudo do homem, ontem, hoje e no futuro. Antropa (homem) e logo (estudo; ciência).
As principais áreas de conhecimento antropológico são:
1. Antropologia física ou Paleontologia: estudo elo homem através de sua evolução física - surgimento na natureza, fisionomia (aspecto), fisiologia (capacidades como ser - pensar, fazer,reproduzir-se), transformações (inclusive no futuro). Ligação com ciências biológicas e médicas.
2. Antropologia cultural ou Etnologia: estudo do homem através de sua evolução cultural. Cultura: conjunto de significados, valores e regras de comportamento no grupo determinado historicamente.
Existem muitas culturas; cada grupo de indivíduos humanos estabelece os significados do mundo natural e humano queo rodeia, e a partir daqui elabora valores e exige regras de conduta social. Cultura também, muitas vezes, é vista como imutável, pois é comum referirmo-nos a um grupo ou civilização através de sua cultura - "cultura dos Incas", "cultura ocidental", "cultura oriental", "cultura do Brasil" etc.
Mas, na verdade, uma cultura está sempre se transformando, seja alterando mais ou menos em profundidadeseus valores e práticas de forma autônoma, seja por influência de outras culturas, acrescentando ou "incorporando" valores e práticas de outros povos e lugares. De qualquer forma, não devemos nos referir a determinada cultura como algo que se "conserva" ao longo do tempo, mas tão somente que o conjunto dos valores, regras e comportamentos de um determinado grupo humano os identifica como sendo"diferentes" e "únicos". A essa diferença chamamos de Alteridade.
Neste sentido, uma cultura tem história, que é possível estudar, a partir da história do grupo de homens ao qual ela pertence. Por outro lado, como uma cultura está em permanente mudança, pode acontecer que em um determinado momento um povo não se lembre mais dos valores, regras e comportamentos de seus ancestrais, sendo necessária apesquisa antropológica em suas várias especialidades para resgatar esse "como era viver no passado". Para muitos povos e civilizações pode-se afirmar que a cultura está "morta", no sentido de que já não se encontra nenhum traço de práticas e de normas de conduta em grupos humanos na atualidade. No entanto, a Antropologia tem demonstrado como formas de viver muito antigas ainda "impregnam" oshábitos e mesmo valores dos descendentes de culturas ancestrais.
Importante: a Antropologia cultural quer estudar como esses valores são criados a partir de "fatores" históricos presentes na relação com a natureza e com os outros homens em termos de sobrevivência, e não exatamente as implicações e consequências sociais e políticas desses valores e condutas dos indivíduos em grupo - papel da Sociologia.Por exemplo, o Manifesto antropofágico de Oswald de Andrade (1890-1954), escrito em 1928 dentro do movimento da Semana de Arte Moderna de 1922, defende a ideia de que o índio brasileiro "incorporou" pela própria Androfagia (canibalismo) os valores e comportamentos do colonizador europeu e assim se construiu a nação brasileira.
3. Antropologia de vestígios ou Arqueologia: estudo do homematravés dos "vestígios" do passado que revelam sua forma de ser e viver - social, cultural, econômica, religiosa e política. Vestígios: todas as coisas que revelem o passado - pintura, escrita, arte, monumentos, utensílios (objetos de uso cerimonial e pessoal, roupas, adornos, cerâmicas, louças etc.).
4. Antropologia do Direito ou legal: estudo do homem enquanto "ser normativo", ou seja, a utilidadee eficiência das regras de conduta a partir do conjunto de mecanismos culturais que cada grupo estabelece para sobreviver.
Contribuem para esta especialidade, mais moderna, do século XX, todos os outros ramos de Antropologia e mesmo as demais ciências humanas.
Importante: a Antropologia legal reconhece a necessidade valorativa de normas e regras de conduta sem necessidade de formalização...
tracking img