Livro ''o crocodilo''

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro ''O Crocodilo''



O livro ''O Crocodilo'' se baseia na intrigante história de um funcionário que é engolido por um crocodilo em um zoológico da Rússia. Dentro deste ocorrido IvanMarviéitch que está dentro do crocodilo passa a questionar-se se ele faz parte do crocodilo ou o animal faz parte dele, utilizando assim a teoria do funcionalismo aonde o ser humano se adapta ao ambiente.Nesta teoria do funcionalismo também podemos incluir a fala de Ivan aonde é questionado se o retiraram do crocodilo e como farão isto, Ivan é questionado por sua mulher se ainda está vivo e a respondeque sim, está vivo e com saúde, pois foi engolido sem qualquer ferimento.
Ivan Marviéitch, o protagonista da história faz uma relação entre ele e o crocodilo aonde ele diz: “Deste modo, alimentando ocrocodilo com a minha pessoa, eu recebo dele também alimento; depreende-se, pois, que nos alimentamos mutuamente.” e mais uma vez podemos relacionar isso com o funcionalismo e com uma de suas teoriasde que o homem se adapta sim ao ambiente e o ambiente se adapta ao homem.
Outra associação que podemos fazer é a materialização do ser, em que o crocodilo se torna mais valioso por ter um homem vivodentro de sua barriga e seu dono não permite sua morte, pois deseja somente ter lucros com o fato do aumento do numero de visitantes. Outro momento que podemos associar ao materialismo é quando Ivanpercebe uma oportunidade de se tornar famoso e exercer cargos importantes na estrutura governamental “(...) sou exposto perante todos e, ainda que escondido, estou em primeiro lugar. Passarei ainstruir a multidão ociosa. Ensinando pela experiência, apresentarei com a minha pessoa um exemplo de grandeza e espírito conformado perante o destino! Serei, por assim dizer, uma cátedra da qual hei deinstruir a humanidade. São preciosas mesmo as informações sobre o mostro por mim habitado. E, por isto, não só não maldigo o caso que me aconteceu, mas tenho até sólidas esperanças na mais brilhante...
tracking img