LIVRAMENTO CONDICIONAL

1. INTRODUÇÃO
 O livramento condicional consiste na antecipação da liberdade ao condenado que cumpre pena privativa de liberdade, desde que cumpridas determinadas condiçõesdurante certo tempo. Serve como estímulo à reintegração na sociedade daquele que aparenta ter experimentado uma suficiente regeneração. Traduz-se na última etapa do cumprimento da pena privativa deliberdade no sistema progressivo, representando uma transição entre o cárcere e a vida livre. Quanto à sua natureza jurídica, a doutrina diverge: para uns, é apenas a última fase do sistemaprogressivo; para os autores italianos, é uma fase de execução da pena, a qual sofre uma modificação em seu último estágio; para a maioria da doutrina brasileira, trata-se de direito público subjetivo doapenado, se preenchidos os requisitos.
 2. REQUISITOS
 Podem ser de duas ordens: objetiva e subjetiva. São requisitos objetivos necessários à concessão do livramento condicional:
a) pena privativa deliberdade igual ou superior a dois anos (art. 83, caput) ! admite-se a soma das penas, mesmo que em processos distintos, para atingir esse limite mínimo, bem como a detração penal. A condenação a penainferior a dois anos pode ensejar o sursis, jamais o livramento;
b) cumprimento parcial da pena! O tempo mínimo necessário para a concessão do livramento dependerá de dois fatores: a reincidência e anatureza do crime, de acordo com a seguinte tabela:
・deve cumprir mais de um terço (1/3 ) da pena se o condenado não for reincidente em crime doloso e tiver bons antecedentes, (art. 83, I);
・devecumprir mais da metade (1/2) da pena se ele for reincidente em crime doloso, (art.83, II);
・deve cumprir mais de dois terços (2/3) da pena se, condenado por crime hediondo, prática de tortura, tráficoilícito de entorpecentes e drogas afins, e terrorismo, desde que não reincidente específico em crimes desta natureza, (art. 83, V);
・O reincidente específico em crime hediondo, prática de tortura,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 06). Livramento condicional. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Livramento-Condicional/273015.html

MLA

"Livramento condicional" TrabalhosFeitos.com. 06 2012. 2012. 06 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Livramento-Condicional/273015.html>.

MLA 7

"Livramento condicional." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Livramento-Condicional/273015.html>.

CHICAGO

"Livramento condicional." TrabalhosFeitos.com. 06, 2012. Acessado 06, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Livramento-Condicional/273015.html.