Livia - mulher de augusto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lívia

Nome Completo: Lívia Drusa Augusta
Nascimento: 58 a.C. Morte: 29 a.C.
Marido: Tibério Cláudio Nero Filhos:Tibério e Nero Druso
Netos: Germânico Bisnetos: Calígula.
Pai: Marco Lívio Druso Claudiano Mãe: Alfídia

Lívia DrusaAugusta ou Lívia Drusila foi a mulher do imperador romano Augusto, e uma das mulheres mais poderosas da história da Roma Antiga.
A 42 a.C. Lívia casou com Tibério Cláudio Nero, de quem teveo seu 1º filho, Tibério que seria o futuro imperador.
Quando Tibério tinha três anos, Lívia conheceu Augusto enquanto estava grávida do segundo filho Nero, diz-se que foi amor á 1º vista.Tibério Cláudio aceitou a separação da esposa e o casamento desta com Octaviano, com a condição do acordo de paz, morrendo pouco tempo depois.
Lívia e Augusto permaneceram casados 52 anos,não tendo qualquer filho.
Lívia foi muitas vezes regente do império e gozou sempre de um estatuto de confidente privilegiado.
A morte dos netos de Augusto e a adopção e nomeação do seupróprio filho Tibério como sucessor, permanece uma incógnita, mas diz-se que Lívia sendo tão maquiavélica e sedenta por poder, fez com que todos os netos de Augusto morressem, para que assim seufilho Tibério se tornasse imperador.
Depois da morte de Augusto, Lívia é designada como herdeira no testamento. No entanto, Tibério há muito que se encontrava de relações cortadas com a mãee retirou-lhe toda a herança e demais privilégios concedidos.
Quando Lívia morre, Tibério cancela o testamento dela e apropria-se de toda a herança, vetando, ao mesmo tempo, todas as honrasque lhe foram concedidas pelo senado romano.
O neto Cláudio reabilitou a sua memória, assim, Lívia foi glorificada e recebeu postumamente o título de Augusta, concedido pelo marido.
tracking img