Liturgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é liturgia?

Liturgia não é apenas uma encenação da vida, paixão, morte e ressurreição de um tal de Jesus de Nazaré. Liturgia não é cerimônia, nem folclore muito menos patrimônio cultural da sociedade.
Sempre iniciamos as nossas celebrações com o sinal-da-cruz, pois na Liturgia o Pai realiza o “mistério de sua vontade” entregando seu Filho bem-amado e seu Espírito para a salvação domundo e para a glória de seu nome.
No Egito, na antiguidade, Deus passou no meio do povo e libertou-o. Há dois mil anos, Deus se fez homem em Jesus Cristo que pregou definitivamente consigo na cruz todos nossos pecados e nos libertou da morte.
Deus passa no meio de nós pela liturgia. Páscoa significa passagem. Liturgia é Páscoa!
A palavra “liturgia” significa originalmente “obra pública”, “serviçoda parte do povo e em favor do povo”. Na tradição cristã, ele quer significar que o povo de Deus torna parte na “obra de Deus”. Pela Liturgia, Cristo, nosso redentor e sumo sacerdote, continua em sua Igreja, com ela e por ela, a obra de nossa redenção.











LITURGIA
A palavra Liturgia significa, originalmente, "obra pública", "serviço da parte de/ e em favor do povo". Natradição cristã ela quer significar que o povo de Deus toma parte na "obra de Deus". Pela liturgia, Cristo, nosso redentor e sumo sacerdote, continua na sua Igreja, com ela e por ela, a obra de nossa redenção. No Novo Testamento, "liturgia" é empregada para significar a celebração do culto divino e o anúncio do Evangelho e a caridade em ato (Rm 15,16; 15,27; Fl 2,14-17.25.30; 2Cor 9,12).

A liturgia étida como o exercício do sacerdócio de Jesus Cristo, no qual é significada (por sinais sensíveis) e realizada a santificação do homem. Também é nela exercido o culto público integral pelo Corpo Místico de Cristo, cabeça e membros.

A celebração litúrgica é ação sagrada por excelência. Sua eficácia não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja. A liturgia realiza e manifesta a Igreja como sinalvisível da comunhão entre Deus e os homens através de Cristo. Empenha os fiéis na vida nova da comunidade.

A liturgia tem de ser precedida pela evangelização, pela fé e pela conversão. Seus frutos, na vida dos fiéis, são a vida nova segundo o Espírito, o compromisso com a missão da Igreja e o serviço da sua unidade.

É na liturgia que, por meio de orações, símbolos e gestos, dizemos a Deus "euvos amo e quero cumprir inteiramente a vossa vontade. Eu quero vos agradecer por todas as vossas obras" e dizer ao próximo: "eu amo também a vocês! Vamos juntos louvar a Deus, pedir-lhe perdão de nossos pecados, agradecer-lhe por ter-nos dado a vida, pedir força para seguir o caminho para o Reino de Deus".

Tudo isso dizemos ao Pai, por meio de Jesus Cristo, que é representado na liturgia pelapessoa do padre ou do bispo, e se faz presente na Eucaristia.

A liturgia cristã recorda os acontecimentos que nos salvaram ( = anamnese), e os atualiza, torna-os presentes. O mistério pascal de Cristo não é repetido, mas celebrado. O que se repete são as celebrações; em cada uma delas sobrevêm a efusão do Espírito Santo, que atualiza o único mistério.

A intercessão, na qual o sacerdotesuplica ao Pai que envie o Espírito Santificador para que as oferendas se tornem o Corpo e o Sangue de Cristo, e para que ao recebê-los os fiéis se tornem eles mesmos uma oferenda viva a Deus, chama-se epíclese (= invocação sobre).

A epíclese, juntamente com a anamnese, está no cerne de cada celebração sacramental, mais especialmente da Eucaristia (não compete a nós perguntarmos como o pão seconverte no Corpo de Cristo etc., mas apenas nos contentemos em saber que isso acontece por obra do Espírito Santo).
Enviado pelo Pai, que ouve a epíclese da Igreja, o Espírito dá a vida aos que o acolhem, e constitui para eles, desde já, o penhor da sua herança e produz os seus frutos nos ramos, ou seja, a comunhão com a Santíssima Trindade e comunhão fraterna entre os irmãos.

A celebração da...
tracking img