Liturgia do poder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O livro trata-se de um relato antigo de uma realidade atual. Internamente, a maioria das organizações contemporâneas, tem por objetivo a utilização das práticas de cultura organizacional para intensificar a busca pela harmonia dentro da empresa. O fato de o estudo ter sido realizado em uma instituição de grande porte, vista como, um referencial do setor financeiro, evidencia apotencialidade desse tipo de organização em “produzir” o colaborador padrão.
Os valores exaltados desde a formação das crianças que fazem parte do processo educacional de escolarização da empresa são os mesmos valores transmitidos aos colaboradores efetivos. A empresa investe no seu futuro capital humano desde a fase inicial do ciclo de vida. A seleção do quadro funcional também segue algunsvalores específicos que por mais que não sejam totalmente evidentes, são extremamente relevantes.
A Liturgia do poder procura atingir os aspectos mais internos e pessoais dos indivíduos, pregando a ética do trabalho, da disciplina, do respeito à hierarquia e do cultivo à simplicidade. Elementos da cultura como os rituais e as ideologias são mencionados na pesquisa a ajudaram a constituir o alicercecultural da empresa.
Definitivamente o método utilizado no trabalho, bem como as contribuições oferecidas pela análise do conteúdo, serviram como um impulso e incentivo à pesquisa sobre cultura nas organizações.
Quanto ao Banco, é interessante a percepção da autora no que se refere ao contexto Econômico da época, interferindo diretamente no poder disciplinar da instituição. Esse contexto decerta forma negligenciava as classes menos favorecidas, o Banco aproveitou-se da situação para fazer a adoção de uma parte dessa população, que era representada pelos seus colaboradores e familiares. Em contra partida, neste contexto, entre todos os bancos nacionais privados, foi o Bradesco que atingiu os maiores índices de crescimento.
Um contraste evidente releva um fato que pode serinterpretado como contraditório. Trata-se de um banco com os menores salários pagos no mercado financeiro e as mais longas jornadas de trabalho, e é a partir dessa contradição é feita a construção do “Homem Disciplinado”. O ponto crucial que gera o diferencial do Bradesco é a sua autonomia na formação da sua força de trabalho, onde essa força já nasce e se desenvolve com os vestígios dos valores, crenças etodos componentes que formam a Cultura da organização, e consequentemente fará parte da Cultura do indivíduo. Essa preocupação com a qualificação própria é representada pela criação da Fundação Bradesco, caracterizada pelo incentivo à expansão educacional como forma de obtenção de força de trabalho disciplinada, controlada e integrada.
O Bradesco preza pela regulamentação que é qualificada comoo instrumento eficaz do poder, pois define normalidade em termos comportamentais, classificando todos colaboradores e permitindo o respeito pela hierarquia.
Segundo a autora, a higienização do espaço físico e do trabalhador (normas referentes ao corte de cabelo, postura, vestuário) procura estabelecer o elevado grau de dignidade que o trabalhador assume para organização. Objetiva a criação dohomem social através da estetização das relações de trabalho, a limpeza física procura promover a limpeza moral das formas desde contentamento no espírito do trabalhador. Isso representa a dominação política visa a simbolização estética que foi identificada no Bradesco.
Analisando a estrutura do Bradesco pode-se salientar que ele foi o precursor na integração entre a força de trabalho, e a uniãodessa força fica evidente quando se trata do relacionamento com o cliente.

2. HISTÓRIA DO BRADESCO

Fundado em 1943, e numa época em que o progresso tinha a cor do café, em Marília, no interior de São Paulo, com o nome de Banco Brasileiro de Descontos S.A., ao contrário da tendência de mercado da época, que priorizava os grandes proprietários rurais, empresários e pessoas de posses, o...
tracking img