A importância das diretrizes na formação teórica e prática do professor de educação infantil
As diretrizes curriculares nacionais da educação básica reúnem princípios, fundamentos e procedimentos para orientar as políticas publicam na área da elaboração, planejamento, execução e avaliação de propostas curriculares.
Devemos considerar que a criança centro do planejamento curricular,é sujeito histórico e de direitos que, nas interações ,relações e praticas cotidianas que vivencia ,constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende,observa, experimenta, narra, questiona e constrói, sentidos sobre a natureza e asociedade produzindo cultura.
Da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum ao meio ambiente e as diferentes culturas, identidades e singularidades.dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito á ordem democrática.da sensibilidade da criatividade,da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestação artística e culturais.
A educação infantil e suas primeiras etapas da educação oferecidas creches ,pré escolas caracterizam como o espaço institucionais não domestico. Constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados . São aceitas crianças na faixa etária de 0 a 5 anos nosperíodos de turnos diurnos com jornadas integral ou parcial, regularizados e supervisionados por órgão competentes do sistema de ensino e submetidos a controle social.
O incentivo a curiosidade, exploração, o encanto o questionamento a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e a natureza ,o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de musica,artes plásticas e gráficas, cinema,fotografia,dança,teatro, poesia e literatura.
A criação de procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças , sem objetivo de [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Litosfera. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Litosfera/410105.html

MLA

"Litosfera" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Litosfera/410105.html>.

MLA 7

"Litosfera." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Litosfera/410105.html>.

CHICAGO

"Litosfera." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Litosfera/410105.html.