Litio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LÍTIO

Elemento químico: Lítio
Numero Atômico: Z=3
Símbolo: Li
Massa Atômica: 6,941u (7u)
Família: 1

HISTÓRIAS (Origem)

Lítio, do grego LITHOS, pedra, contém na sua estrutura três prótons e três elétrons. Na tabela periódica dos elementos químicos, pertence ao Grupo/Família 1 (anteriormente chamado de 1A), entre os elementos alcalinos.
Na sua forma pura, é um metal macio, decoloração branco-prateada, que se oxida rapidamente no ar ou na água. É um elemento sólido porém leve, sua densidade é apenas, aproximadamente, a metade do que a da água. Como os demais metais alcalinos é monovalente e bastante reativo. Por esse motivo não é encontrado livre na natureza. No teste da chama torna-se vermelho, porém se a combustão ocorrer violentamente a chama adquire uma coloração brancabrilhante.
Descoberto em 1818, por Johan August Arfwedson, aos 25 anos de idade, quando já trabalhava há um ano no laboratório de Berzelius.
Em carta para C.-L. Berthollet escrita em 9 de fevereiro de 1818, Berzelius relata que “o novo álcali foi descoberto pelo Sr. Arfwedson (...) num mineral previamente descoberto pelo Sr. D’Andrada numa mina de Uto e por ele chamada de Petalita (...)”.
O Sr.D’Andrada mencionada nesta carta de Berzelius era ninguém mais senão ao nosso Jose Bonifacio de Andrada e Silva, que tanto lutou pela liberdade dos índios e dos negros no Brasil. Considerado o pai da independência.
Ainda em 1818 Christian G. Gmelin foi o primeiro a observar que os sais de lítio dão uma coloração roxa brilhante a uma chama. Tentaram, sem êxito, isolar o elemento de seus sais, resultadofinalmente obtido por W.T. Brande e Sir Humphry Davy efetuando a eletrolise do oxido de lítio.
O nome do elemento provém do fato de ter sido descoberto em um mineral, embora fosse encontrado mais tarde como os outros metais alcalinos, nas cinzas das plantas.
Em 1923 a empresa alemã “METTALLGESELLSCHAFT AG” começou a produzir lítio através da eletrolise do cloreto de lítio fundido, que é oprocesso ainda usado.
É um metal escasso na crosta terrestre, encontrado disperso em certas rochas, porém nunca livre, dada a sua grande reatividade. É encontrado, também, em sais naturais, águas salgadas e águas minerais.
Desde a Segunda Guerra Mundial, a produção de lítio aumentou enormemente, sendo obtido de fontes de água mineral, águas salgadas e das rochas que o contêm, sempre por eletrólise docloreto de lítio. Os principais minerais do qual é extraído são lepidolita, petalita, espodúmena e ambligonita.
Como os outros metais alcalinos, o lítio puro é altamente inflamável e ligeiramente explosivo quando exposto ao ar e, especialmente, à água. Além disso é corrosivo, requerendo o emprego de meios adequados de manipulação para evitar o contato com a pele. Deve-se armazená-lo numhidrocarboneto líquido inflamável como, por exemplo, a gasolina. O lítio é considerado ligeiramente tóxico.





APLICAÇÕES

Devido ao seu elevado calor específico o maior de todos os sólidos, é usado em aplicações de transferência de calor e, por causa do seu elevado potencial eletroquímico é usado como um ânodo adequado para as baterias de elétricas. Além destes outros usos:

Baterias deLítio;
Marca-passos;
Medicamentos para tratamento psíquicos (bipolaridade, depressão) na forma de carbonato de lítio – Li2CO3;
Ligas metálicas condutoras de calor;
Graxa lubrificante (Estereato de lítio);
Depurador de ar em submarino e naves espaciais (atua removendo o dióxido de carbono);
Analgésico;
Prismas ópticos (fluoreto de lítio);
Também tem aplicações nucleares


HISTÓRIAS

Lítio,do grego LITHOS, pedra, foi descoberto em 1818 por Johan August Arfwedson, aos 25 anos de idade, quando já trabalhava há um ano no laboratório de Berzelius.
Em carta para C.-L. Berthollet escrita em 9 de fevereiro de 1818, Berzelius relata que “o novo álcali foi descoberto pelo Sr. Arfwedson (...) num mineral previamente descoberto pelo Sr. D’Andrada numa mina de Uto e por ele chamada de...
tracking img