Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Você vai ler o conto “A mensagem” (clique aqui) e o ensaio “A fantástica verdade de Clarice” e pensar , e escrever sobre essa “verdade” que a literatura veicula, essa “mensagem” que o texto literárionos traz. Ao fazer isso, você estará refletindo sobre a própria condição da literatura e, por extensão, da arte contemporânea, em relação às verdades que deve, pode, tenta, recusa trazer. Vamospensar, minha gente! Depois de tanto pensar, escreva um texto de pelo menos vinte linhas fazendo seu comentário, dando sua opinião sobre essa arte contemporânea.
Após as leituras feitas acercado conto “A mensagem”, de Clarice Lispector, e o ensaio “A fantástica verdade de Clarice”, de Leila Perrone-Moisés, compreendi que a “verdade” veiculada pela literatura costitui-se numa busca cujoresultado é extremamente imprevisível e permeada por muita subjetividade. Para o psicanalista Lacan, a verdade é experimental, porém, não definível:”Não temos nenhuma noção do que é a verdade, e é nistoque o inconsciente consiste”. Ela é materialização intransitiva do significante ao significador”, ela é o inconsciente, o próprio real. Ela não pode ser dita toda na linguagem, pois o inconsciente nãofornece nenhum código utilizável com vistas a um saber, mas ele é depósito, aluvião da linguagem”.
Assim sendo, não há como se extrair da literatura uma “verdade” absoluta,inquestionável, haja visto que o próprio texto literário traz em sua essência essa flexibilidade, que permite ao leitor uma interação por meio da qual poderá fazer seus julgamentos, independentemente do que pensa oautor da obra.
Como todo os grandes escritores , Clarice Lispector não tem um conhecimento da verdade, “mas um saber, isso sim, aos montes, até não saber o que dele fazer, de encher osarmários” – e as casas.
Quanto à mensagem que muitos buscam ao ler um texto literário, da mesma forma que a verdade, como foi comentada anteriormente, é praticamente impossível extrairmos...
tracking img