Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gêneros Literários: Poesia X Prosa
A prosa tem um tema que reflete a realidade exterior, que mostra o mundo de fora, o que o autor observa. Ela é mais objetiva, mais concreta que a poesia, e por essa razão se utilizam linhas continuas.

Poesia – apresenta linguagem conotativa, escrita em versos. Ela é extremamente subjetiva, apresentando os sentimentos, a realidade interior. A poesia éabstrata e utiliza diversas figuras de linguagem.

A poesia pode ser dividida em lírica e épica.
A poesia lírica lida com um eu – lírico, ela reflete a realidade interior de UM homem. Por exemplo um autor.
A poesia épica lida com um eu lírico (nós lírico) que representa VARIOS homens. Como no caso de os Lusíadas, em que o eu lírico representa o povo português.
Antigamente nas poesias épicas eraobrigatório haver fato históricos, mas hoje a definição foi alterada para a representação do eu lírico.

A Prosa pode ser dividida em
Contos – apenas uma célula dramática, um conflito, e tudo gira em torno desse conflito.
Novelas – vários conflitos, que apesar de estarem ligados, são independentes, ou seja, não são necessariamente ligados uns aos outros.
Romances – possuem varias célulasdramáticas ou conflitos, sendo um deles o principal, e todos os outros giram em torno dele. Nos romances os conflitos estão diretamente relacionados, e personagens estão interligados.

História da Literatura – Escolas Literárias

Trovadorismo – 1189 ou 1198
Humanismo – 1434
Classicismo – 1527 ( Quinhentismo no Brasil – 1500
Barroco – 1580 ( Brasil – 1601
Arcadismo – 1756 ( Brasil – 1768
Romantismo– 1825 ( Brasil – 1836
Realismo – 1865 ( Brasil – 1881
...

Escola Literária – um conjunto de características ou semelhanças predominantes durante certo período de tempo

Estilo de época – são as características semelhantes entre um conjunto de artistas de certa época

Arcadismo ou Neoclassicismo – a volta da racionalidade e antropocentrismo clássica, dos descobrimentos e busca pelo podere o equilíbrio. É objetiva, como a racionalidade da época.
Século XVIII

Surgiu em meio a:
( Iluminismo burguês – necessidade de mudar da crise e da escuridão, para uma época de luz e clareza. Eles querem um caminho de objetividade, de ciência. Eles não querem mais o caminho espiritual. Isso se deve ao fato de a burguesia ter enriquecido durante o tempo. Ela tinha o poder econômico e queria opoder político.

Escola literária – Arcádia lusitana (Portugal)
Arcádia ultramarina (Brasil)

O termo Arcádia vem do grego da época clássica, e quer dizer: um lugar em que as pessoas vivem uma vida simples, em contato com a natureza, tocando musicas, e vendo pastores e ninfas.

(A Inconfidência mineira no Brasil. Os brasileiros que estudavam na Europa trouxeram os ideais de liberdadepara o Brasil.

Na época foram utilizadas frases do latim:
Inutilia truncat – acabar com as inutilidades da vida, que nesse caso eram os exageros barrocos, como por exemplo, a arte. O homem do arcadismo queria a simplicidade.

Carpe diem – vamos aproveitar enquanto há tempo, pois a vida é curta

Fugere urbem- a fuga da cidade para o campo.

Áurea mediocritas – a verdadeira felicidade nãoesta nas riquezas e sim no que é simples.

Essas frases como o ambiente BUCÓLICO (arvores, rios, lagos, animais, montanhas) representam muito bem os ideais do Arcadismo.

Nessa época a literatura era muito longe da realidade, pois os escritores que falavam de uma vida simples eram na verdade burgueses ricos, que viviam muito bem na cidade. Eles falavam que tinham que acabar com a busca pelasriquezas, porque na época as riquezas estavam relacionadas a nobreza. Os burgueses queriam que as riquezas passassem a pertencer a eles.

Sempre que havia a volta dos ideais clássicos, havia o retorno da estrutura fixa, com os sonetos e octetos, os versos decassílabos...

Arcadismo – a poesia épica Brasileira

Caramuru da Santa Rita Durão
Caramuru fala de Diogo Alves Corrêa, um europeu...
tracking img