Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2189 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 02: Resolução de Exercícios
1. Ao reproduzir a casa em que passou a infância, Bentinho busca reviver, na velhice, os sentimentos da juventude. Indique a frase do texto que justifica essa afirmação.
Resposta: “O meu fim evidentemente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência.”

2. A definição de melancolia é imprecisa, porém há um consenso, desde osestudiosos antigos, quanto a algumas de suas características: vazio interior, sensação de profundo desânimo em relação à vida, em reação à possível perda de um objeto que, a partir de Freud, passa a ser identificado como sendo, talvez, o próprio eu: a falta de noção de si mesmo. Por que se pode afirmar que Bentinho é melancólico? Explique com elementos do texto.
Resposta: Porque ele parece reuniralgumas características da melancolia:
# vazio interior : a vida interior é “pacata” , enquanto a exterior é “ruidosa” ;
# sensação de profundo desânimo em relação à vida: “... como tudo cansa, esta monotonia acabou por exaurir-me também”.
# falta de noção de si mesmo: “... falto eu mesmo, e esta lacuna é tudo”.

3. Mesmo com a reconstrução da casa, o narrador não consegue restaurar seueu, nem recompor os fatos. Por isso decide escrever um livro evocando as lembranças. De que maneira se pode relacionar o eu procurado pelo narrador com a composição do livro?
Resposta: Para atingir seu objetivo – reviver o passado - , o narrador confia na redação do livro. Assim, o êxito em recuperar o passado depende do êxito na composição da obra.Nesse sentido, escrever equivale a reviver.Por isso, só ao final da obra ele saberá se o objetivo foi atingido. No caso, ele conclui que não atingiu porque não se recupera tempo perdido.


4. Pode-se confiar na verdade dos fatos narrador, quando se trata de um narrador-personagem?
Resposta: Não, pois, com o foco narrativo em primeira pessoa, a percepção dos fatos é parcial, o narrador condiciona toda a narrativa à sua visão dosacontecimentos, o que põe em dúvida a relação entre o que de fato ocorreu e o que o narrador supõe ter acontecido.


Aula 04: Resolução de Exercícios
1. Por que José Dias acata o pedido de Bentinho para convencer D. Glória a desistir do seminário? Sua atitude exemplifica o comportamento cordial interesseiro?
Resposta: José Dias acata o pedido de Bentinho quando vislumbra a possibilidade delevar vantagem com isso, pois, se o menino fosse estudar na Europa, ele certamente seria designado pela mão do garoto para acompanha-lo. O agregado adora os superlativos, faz-se de homem culto, agradável e é bajulador, visando a conquistar vantagens, como morar de graça, ir à Europa ...


2. Machado de Assis enfoca a religiosidade informal do brasileiro, que suprime distâncias, ao apresentartraços de estreita familiaridade com o divino: o apadrinhamento, o jeitinho, o acordo, a barganha, a promessa ... D. Glória, por exemplo, fez a promessa de que seu filho seria padre, caso ele sobrevivesse. A partir do texto, analise o comportamento religioso de Bentinho.
Respostas: A religiosidade de Bentinho espelha o comportamento social, pois ele ajuda o mendigo por interesse, para seragradável a Deus e conseguir satisfazer os seus desejos. Após dar o dinheiro ao pobre coitado, pede-lhe que rogue a Deus por ele, e frisa bem seus nome para não haver engano na hora da oração (política da troca de favores) .

3. Resposta: alternativa B ( I, II e III )

4. “... mas deixemos metáforas atrevidas e impróprias dos meus quinze anos.” – Considere Dom Casmurro em sua totalidade e respondapor que o narrador, no momento da narrativa, julga inadequado seu discurso para um menino de quinze anos.
Resposta: No momento em que escreve, o narrador é um homem velho que tenta recompor sua vida, desde a infância, através da memória. Naquele instante, menciona sua grande capacidade de imaginação e lembra um fato ocorrido aos quinze anos ; porém, a metáfora das éguas iberas supunha o...
tracking img