Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 311 (77620 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: SOCIEDADE E REGIÃO

“SOU PARANAÍBA PRA CÁ”: LITERATURA E SOCIEDADE EM CORA CORALINA

Autor: Clovis Carvalho Britto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Teixeira Machado

Goiânia 2006

2 CLOVIS CARVALHO BRITTO

“SOU PARANAÍBA PRA CÁ”: LITERATURA ESOCIEDADE EM CORA CORALINA

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia, da Universidade Federal de Goiás, como um dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Sociologia, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Teixeira Machado.

Goiânia 2006

3

A Nery Seixo de Brito e Mariana Matildes de Carvalho InMemoriam

4

AGRADECIMENTOS
Muitas foram as mãos que estiveram juntas com as minhas no período de elaboração deste texto. Algumas que me acompanham desde sempre entre as cercas vivas da cidade de Goiás. Outras que encontrei ao longo da pesquisa e que compartilharam comigo suas sensibilidades. Mãos de semeadores que tanto agradeço e com as quais divido agora os júbilos da colheita. À poetisa CoraCoralina, pelo legado e exemplo. À professora orientadora Dra. Maria Cristina Teixeira Machado, pela generosidade e incentivo constante. Graças à sua orientação segura, consegui concluir um desafio que, muitas vezes, parecia ser maior que eu. A ela sou imensamente grato. Aos professores Dra. Mariza Veloso Motta Santos, Dra. Solange Fiúza Cardoso Yokozawa e Dr. Luiz Mello de Almeida Neto, grandesinterlocutores, pelas sugestões, essenciais à melhoria do texto. Aos professores Dr. Pedro Célio Alves Borges e Dr. Jordão Horta Nunes, coordenador e ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, e aos professores da linha de pesquisa Cultura, Discurso e Práticas Simbólicas, pelo estímulo e aprendizado. À professora Ms. Marlene Gomes de Vellasco, representando os membros da AssociaçãoCasa de Cora Coralina e do Museu Casa de Cora Coralina, por ter possibilitado o acesso ao acervo documental, pelo apoio contínuo e cumplicidade. Sou eternamente agradecido a todos os que compartilham comigo a vida na Casa Velha da Ponte. À professora Ms. Darcy França Denófrio, pelo exemplo e contribuições para este trabalho. Aos colegas de mestrado, Alexssandra de Oliveira Terribelle, CarlosHenrique Gomes Pimenta, Cláudia Glênia Silva de Freitas, Josué Pires de Carvalho, Marisa Souza Neres, Neves Luiz da Silva, Rafaela Dallagnol, Rodrigo Della Corte, Rosana Rocha Craveiro e Vanilda Maria de Oliveira, por compartilharem a estada em Goiânia e a experiência na Universidade Federal de Goiás. Aos amigos, Amália da Silva Camelo Pinto, Antolinda Baia Borges, Fabrício Pessoni, Jurema de BritoGonçalves, Maria José da Silva Rezende, Maria de Fátima Cançado, Maria Lúcia Pardi, Marlene Gomes de Vellasco, Rosiane do Nascimento Cardoso, Thainá Assis Lobo e Telma das Graças Godinho, pela força silenciosa na construção dos meus caminhos. À Carla Simone Seixo de Brito, pela acolhida em Goiânia e pelo carinho de sempre. Aos meus familiares, em especial a Ana Maria Seixo de Brito.

5

RESUMO
Aproposta que este trabalho desenvolveu esteve orientada para o universo social da obra da poetisa goiana Cora Coralina. A pesquisa analisa como a poetisa retrata a história e a realidade social de seu tempo sob uma perspectiva sociológica. Fundamenta-se em uma extensa bibliografia já construída sobre a obra da autora, na própria obra e em documentos levantados pela pesquisa e que compõem o acervoda escritora, atualmente sob a guarda da Casa de Cora Coralina na cidade de Goiás. Sua singularidade, entre as análises já realizadas, está na perspectiva sociológica que orientou a realização da proposta. Além disso, ao se fundamentar em uma intensa pesquisa no acervo da poetisa, o trabalho traz à luz, para o domínio público, uma série de escritos inéditos da autora.

6

ABSTRACT
The...
tracking img