Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LETRAS


iraildes santos de almeida















PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL


















Salvador
2014


iraildes santos de almeida


















PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL









Trabalho apresentado ao Curso Graduação em Letrasda UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar do 7º Semestre.

Aos Orientadores: Eliane Provate, Anderson Teixeira Rolim, Celso Leopoldo Pagnam, Juliana Fogaça Sanches Simm, Márcia Bastos.










Salvador
2014



INTRODUÇÃO

A literatura está constantemente presente no cotidiano de cada individuo e tem o poder de encantar e fascinar a quem aconsome. Mas o que vem a ser a literatura? De acordo com alguns teóricos a literatura é um tipo de manifestação artística que tem como matéria prima a palavra, que segundo Coelho (1993 p.37) literatura é arte, é um ato criador que por meio da palavra cria um universo autônomo, realista, ou fantástico, onde os seres, coisas, fatos, tempo e espaço mesmo que se assemelhem ao que podemos reconhecer nomundo concreto que nos cerca, ali transformados em linguagem, assumem uma direção diferente, pertence ao universo da ficção. É uma vivencia de uma determinada época, que encanta e traz a mente várias formas de pensar e idealizar, a literatura não é apenas a arte da palavra, mas da emoção, da criação.
Que segundo Ziraldo costumava repetir que ler é melhor do que estudar, pois através daliteratura aprende-se muito e não apenas em um contexto histórico, mas tudo em relação à aprendizagem, quem lê bastante, escolhe suas leituras e assim aprende tanto a escolher quanto a pensar, habilitando-se a resolver qualquer problema que a vida ponha na sua frente, quer na escola quer fora da escola, analisando deste modo quem lê muito não costuma discriminar gêneros, lendo desde bula de remédios atépoesias e romance.
A leitura de textos literários mostra-se especialmente refinada, porque sempre leva o leitor a acompanhar os acontecimentos narrados por outra perspectiva que não é a sua.
Portanto a literatura no Ensino Médio é de grande valia, pois estará estimulando o educando a pensar e refletir sobre os acontecimentos da época, fazendo um paralelo com os acontecimentos da atualidade,formando assim uma mente critico reflexivo a partir da historia.
.




DESENVOLVIMENTO


Um dos grandes desafios dos professores é levar o aluno a gostar de literatura, de ler, o que por sua vez o educador deve ser um eximio leitor, portanto então, o próprio professor deve ele mesmo conquistar o aluno para o livro, nisto ele pode provocar o aluno quando o desafia e mostra ao aluno que é umleitor nato, pois o professor que é também um leitor entusiasmado estimulando o aluno a reflexição e o questionamento sobre o que lê.
A questão hoje da literatura é como apresentá-la ao aluno, numa linguagem diferente, inovadora, cativante. Nisto podemos pensar em trabalhos com textos de diferentes epocas, mostrando como esses textos se constroi, pois torna-se muito importante aos alunos saberemque o texto literario conversa com a realidade de sua epoca, concodando com ela ou criticando-a.
Que segundo Zinane & Santos (2002) ele considera a importancia da literatura para a compreensão da realidade e o desenvolvimento do espirito critico, acretitamos que o aluno, depois de ter realizado um efetivo estudo de obras literarias, provalvemente sairá dessa experiencia com uma apreensão maisampla do mundo circulande, mais sensibilizado para situações que o envolvem e mais preparado para atuar como elemento modificador de sua realidade.
Neste contexto esse trabalho tem como proposta de ensinar literatura no ensino médio em primeiro lugar é ter claro o objetivo que pretendemos alcançar ao final de cada aula ministrada, e um dos objetivos muito importante é analisar as construções...
tracking img