Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HUMANISMO E CLASSICISMO – LITERATURA

PROFESSORA:
TURMA: PRIMEIRA FASE B



HUMANISMO

O humanismo nasceu em Florença, nas últimas décadas do séc. XIV. Petrarca (1304-1374) foi o primeiro a colocar o homem como sendo o centro de toda ação e como agente principal no processo de mudanças sociais. Baseou se em Cícero para o estudo dos modelos clássicos, e em Virgil para os modelos dolatim.
É interessante ressaltarmos que o termo Humanismo é polissêmico, podendo ser considerado sob vários enfoques, ao mesmo tempo distintos e interdependentes. Para os limites deste texto, interessa-nos o seu sentido mais estrito ou histórico, entendido enquanto o movimento literário e cultural de uma época marcada por profundas transformações na sociedade européia.
O Humanismo, segunda EscolaLiterária Medieval, também conhecida como Pré-Renascimento ou Quatrocentismo, corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica. Têm como marcos inicial as nomeações de Fernão Lopes como Guarda-Mor da Torre do Tombo (local onde se guardavam os documentos oficiais), em 1418 e, como Cronista-Mor do Reino, em 1434, quando recebeu de D. Duarte, rei de Portugal, a incumbência deescrever a história dos reis que o precederam.
Historicamente o Humanismo foi um movimento intelectual italiano do final do século XIII que irradiou-se para quase toda a Europa, isto porque, após a queda de Constantinopla em 1453, muitos intelectuais gregos (professores, religiosos e artistas) refugiaram-se na Itália e começaram a difundir uma nova visão de mundo, mais antropocêntrica, indo deencontro à visão teocêntrica medieval. Entre as principais idéias humanistas estavam:
* Retomada da cultura antiga, através do estudo e imitação dos poetas e filósofos greco-latinos;
* Revalorização da filosofia de Platão, especialmente no que diz respeito à distinção entre o amor espiritual e o carnal - neoplatonismo;
* Crítica à hierarquia medieval, o homem reivindicando para si umaposição de destaque no Universo - não aceitação passiva das imposições místicas difundidas na idéia de destino;
* Bifrontismo, coexistência de características medievais (feudalismo, teocentrismo e renascentistas (mercantilismo, antropocentrismo, pragmatismo burguês)

Características do Humanismo
Antes do pensamento humanista, o centro do pensamento era Deus, um pensamento teologista. A partir destemovimento, passa a haver um antropocentrismo. Para o homem Renascentista, o ser humano continua a ser uma obra de Deus, mas tem livre-arbítrio e é dono das suas decisões, podendo decidir o seu destino. A obra humana passa a ser valorizada não como uma obra de Deus, mas como sua própria criação. Submeteu o sensorial ao racional, resultando numa necessidade de retratar o mundo tal como era,percepcionando pelos olhos e não numa visão idealizada.

GIL VICENTE (AUTOR HUMANISTA)
Pouco se sabe sobre Gil Vicente, autor humanista de origem popular que criou o teatro português. Sabe-se que provavelmente nasceu na cidade de Guimarães entre 1465 e 1470 e que talvez tenha sido ourives; mas ele pode Ter nascido em Lisboa ou Barcelos e o ourives ser um homônimo menos famoso. Viveu a maior parte desua vida em Lisboa e não existe nenhum indício de que conheceu o drama grego ou de onde adquiriu sua cultura. Viveu bem na corte (foi mestre de retórica de D. Manuel), financiado por El-Rei, mas nunca deixou de criticar a sociedade em que vivia. Segundo um documento de 1540, morreu em 1536. Sua obra foi reunida por seu filho Luís na Compilaçam de Todalas Obras de Gil Vicente. Entre suas obras,escritas em português, espanhol e em "portunhol" (assim chamam os brasileiros a mistura de português e espanhol), encontram-se, entre várias outras, Auto de Barca do Inferno, Auto da Alma e Farsa de Inês Pereira. Gil Vicente criou o teatro em língua portuguesa mesmo tendo escrito muitas de suas peças e grande parte de suas poesias em espanhol. Sua influência pode ser notada em muitos autores até...
tracking img