Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conflitos no matrimônio nas peças de Shakespeare.
A peça de Romeu e Julieta se passa na cidade de Verona. Onde duas famílias poderosas são inimigas mortais, a família Montecchio e a família Capuleto. Romeu, um jovem Montecchio, é convidado a ir ao baile de máscaras dos Capuleto e se encanta por Julieta Capuleto, que corresponde ao encantamento. Mais tarde, Romeu invade o jardim da casa dela, eapós trocarem juras de amor, marcam o casamento para o dia seguinte.
Julieta foi prometida pelos seus pais ao Conde Páris, e desesperada toma um frasco de elixir para simular sua própria morte e montar um plano, ela deveria tomar o conteúdo do frasco e sua família acreditaria em sua morte, o casamento com o Conde não se realizaria. Através de uma carta explicativa, mandaria Romeu voltar paraque ficassem juntos. Porém a carta se extravia e Romeu recebe a notícia da morte da amada. Ele decide comprar um veneno para se matar, e quando Julieta vê que seu amado esta morto, decide ficar junto de seu grande amor, e se apunhala, morrendo junto de seu marido. Nas peças Shakespeare como Romeu e Julieta e Otelo vemos que as mulheres não podiam se casar por amor, e se acaso quisessem tinham quefugir como Julieta e Desdêmona, elas eram totalmente submissas aos seus pais e depois aos seus maridos.
Um dos principais conflitos em Romeu e Julieta é o casamento como um negócio, os pais de Julieta queriam que ela se casa-se com o conde Paris, mais quem ela amava na realidade era Romeu, inimigo de sua família.
Para entendermos um pouco mais, antigamente os matrimônios eram arranjados pelospais, eram negociações, momento em que pais trocavam seus filhos em busca de uma vida melhor, para si ou para os filhos. As filhas eram educadas para serem boas esposas, para fazerem jus à transação. Todo o processo de namoro e noivado envolvia dotes, promessas, fusões e patrimônios.
Naquela época era normal as mulheres casarem mais cedo, percebemos pelo trecho da peça Romeu e Julieta (WillianShakespeare, p23):
Páris- Ambos gozais de altíssimo conceito, sendo de lastimar que há tanto tempo vivais em desavença. Mas agora, milorde, que dizeis de meu pedido?
Capuleto- Repito oque já disse. Minha filha ainda e uma estrangeira neste mundo mal o curso notou de quatorze anos. De dois estios murchará o orgulho sem que ouçamos das núpcias o barulho.
Páris- Mães venturosas já são muitas outrasjovens mais moças ainda.
Outra parte da peça, que percebemos o casamento das mulheres mais novas e quando a mãe de Julieta, conta a ela que o Conde quer casar com a sua filha:
Senhora Capuleto- Pois estamos na época de pensar em casamento. Mais jovens do que vos, aqui em Verona, senhoras de respeito, já são mães. Se não me engano, vossa mãe torneime com a mesma idade em que ainda sois donzela.Para ser breve: o valoroso Páris requesta vosso amor.
Shakespeare apresenta Julieta no começo da peça como uma menina que ainda não tem nem quatorze anos e que não conhece o mundo, porém a pouca idade traz consigo ingenuidade e imaturidade, e ao desenrolar da peça nos surpreendemos o quanto Julieta se revela forte e decidida. Ela enfrenta seus pais e sua mãe dizendo não quer casar com o condePáris. Julieta foi muito decidida no momento em que ela precisa escolher entre a vida que ela quer e a vida que seus pais querem para ela, decide lutar pelo seu amor e acaba agindo de maneira completamente diferente dos costumes da época.
Foi publicado na revista cultura critica que a jovem Capuleto é quem se depara com a resistência de uma sociedade dirigida por homens, é ela quem usa aracionalidade, dando-se conta da proibição e do perigo de seu amor, é Julieta quem resiste às normas sociais de um casamento que ela nunca nem pensou. É ela quem enfrenta seu pai e sua mãe dizendo não querer se casar com Páris, e a seguir, age com dissimulação, manipulando sua família afim de ganhar tempo para seu plano de viver com Romeu. Julieta se mostra passional em seu amor, mas muito racional em seus...
tracking img