Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Periodização da Literatura Portuguesa

Em oito séculos de evolução, a Literatura Portuguesa atravessou as três eras históricas vividas pela Europa: a Era Medieval, marcada pelo feudalismo, peloteocentrismo, do século XII ao XV; a Era Clássica, que abrange o Renascimento, o período da Contra-Reforma e a restaura­ção dos valores clássicos, via Iluminismo, e se estende pe­los séculos XVI a XVIII;a Era Moderna (ou Romântica), que assistiu às revoluções burguesas, depois à Revolução Industrial, para desaguar no século XX, das duas grandes guerras mundiais, a "era dos extremos", da máquina, daeletricidade e de todas as inquietações de um universo sob o signo da velocidade.

As escolas, correntes e movimentos literários em que didaticamente se divide a história literária refletem aevo­lução dos estilos através dos tempos. O contexto histórico-cultural certamente influencia os escritores e lhes fornece substância para suas obras, mas é por meio da linguagem que eles expressam essasubstância. Literatura é um tipo de trabalho cuja matéria é a linguagem e cuja finalidade é provocar no leitor um determinado prazer de leitura, o pra­zer literário, semelhante ao que se tem ouvindo umacan­ção, assistindo a uma peça de teatro ou vendo um quadro ou uma escultura.

A linguagem literária ou artística desenvolveu ao lon­go da história sua própria tradição, composta pelo conjun­to de obrasque já foram escritas. É em função desse pas­sado que um escritor, uma geração ou um movimento po­dem ser avaliados: há os diluidores, que nada acrescentam ao que já foi criado; os mestres, queretomam, aperfei­çoam e atualizam essa tradição, e os gênios, que buscam o novo e instauram muitas vezes uma nova tradição (utili­zando aqui uma distinção que fez Ezra Pound entre esses três níveis —diluidores, mestres e gênios).

Um dos objetivos do estudo dos estilos literários é a compreensão das várias soluções formais que os escritores vêm criando, ao longo do tempo, para dar expressão...
tracking img