Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS QUATRO OPERAÇÕES NAS SÉRIES INICIAIS
CAPÍTULO I


1 – Título

De que forma trabalhar as quatro operações nas séries iniciais.

1.2 – Tema

Matemática.

1.3 – Problema

Diante de problemas relacionados com a questão das quatro operações percebemos que a maioria das crianças apresentam dificuldades diferenciadas na resolução dos problemas. Segundo o autor CARDOSO (1998, p.47), diz que: “Algumas crianças representam a primeira quantidade com os dedos de uma das mãos e a segunda quantidade com os dedos da outra mão, então contam seqüencialmente as duas quantidades”.
O que mais nos questionamos é se estamos convicto no que estamos ensinando na nossa escola. É comum que neste momento os alunos apresentam dificuldade de aprender o que é uma operação para issopassamos a realizar leituras que auxiliam no desenvolvimento dos mesmos.

1.4 – Justificativa

A presente pesquisa visa desenvolver leituras que favoreçam e diferenciem métodos para trabalhar as quatro operações.
Segundo pesquisas realizadas por PIAGET, o raciocínio das crianças se direcionam primeiro para os aspectos positivos da ação, percepção e cognição.
O trabalho com as quatro operaçõesfundamentais, nas séries iniciais deve privilegiar os diferentes significados de cada uma delas e as relações entre elas. Há ainda um importante ponto a ser refletido pelos professores as várias idéias envolvidas nas quatro operações fundamentais, é neste sentido que vamos realizar a pesquisa.

1.5 – Objetivos
1.5.1 – Objetivo Geral

Buscar leituras referente ao desenvolvimento dashabilidades aplicadas nas séries iniciais para a aprendizagem das quatro operações.

1.5.2 – Objetivos Específicos

- Buscar leituras que visam desenvolver cálculos mentais;
- Oferecer atividades que desperte no educando o gosto pela Matemática;
- Promover atividades que visem o relacionamento lógico das quatro operações.

1.6 – Metodologia

A pesquisa é do tipo exploratória e temcomo objetivo proporcionar maior familiar com o problema, com vistas a torna-lo mais explícito e também conduzir a uma mudança comportamental com maior clareza e discernimento de idéias e atitudes.
De acordo com GIL (1989), a pesquisa exploratória envolve discriminação tanto quantitativa e qualitativas ao estudo em questão procurando-se fazer todas as inter-relações entre o fato pesquisado e apopulação participante do problema.
As questões e problemas que orientam a pesquisa exigem um posicionamento teórico, levando o pesquisador a buscar novas respostas e novas indagações no decorrer de suas pesquisas. Assim, o observador e o interpretor são simultâneos, permitindo a elaboração teórica bibliográfica.













CAPÍTULO II

2 – REVISÃO DE LITERATURA

2.1 – Opapel do educador no ensino da Matemática

Um dos conceitos fundamentais que norteiam a proposta é o construtivismo segundo PIAGET (1992, p. 115) entendida como: “... o processo pelo qual um indivíduo desenvolve sua própria inteligência adaptativa e o conhecimento. O objetivo principal consiste em propiciar o desenvolvimento”.
O papel que a Matemática desempenha na formação básica do cidadãobrasileiro.
A Matemática comporta um amplo campo de relações regularidade e coerências que despertam a curiosidade e instigam a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a reestruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Faz parte da vida de todas as pessoas nas experiências mais simples como contar, comparar e operar sobre quantidades.
Essapotencialidade do conhecimento matemático deve ser explorada, de forma mais ampla possível, no Ensino Fundamental.
Sentindo a necessidade de analisar o porquê das dificuldades constantes dos alunos e a transformação desse ato, pesquisou se, com a finalidade de averiguar quais os problemas sentidos pelos educandos, suas necessidades para chegar a um consenso fazendo-se análise crítica do trabalho...
tracking img