Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA REFLEXÃO DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA NA NARRATIVA NOVE NOITES
Acadêmico: Maurício Marques da Costa
Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
RESUMO
Este ensaio propõe uma reflexão do romance Nove Noites de Bernardo Carvalho confrontando com as características principais da prosa contemporânea da literatura pós-moderna, uma nova tendência literária que fogede todos os padrões estilísticos até então vistos.
Palavras-chave: Narrador. Literatura Contemporânea. Realidade. Ficção.
1. O romance
Buell Quain é um antropólogo americano que graças a uma parceria do governo brasileiro e a Universidade de Columbia veio ao Brasil estudar um grupo indígena. No romance Nove Noites encontra-se a narração de uma investigação sobre a morte misteriosa dopesquisador americano, que comete suicídio após ter vivido no meio da tribo indígena Krahô, quando enfim retornava a sua cultura. Retalhando-se e enforcando-se Buell deixa uma enorme interrogação acerca dos motivos que poderiam ter o levado a uma morte tão intrigante. Esse é o ponto de partida para o desdobramento do romance contemporâneo de Bernardo Carvalho.
O fato da morte trágica e mórbida doetnólogo, que há muito tempo parecia ter se perdido no tempo e na memória, deixa de ser um fato isolado e esquecido e passa a ser motivo de investigação, a partir da percepção literária e jornalística dada por Bernardo Carvalho. Uma misteriosa narrativa é tecida, ocorrendo assim uma combinação de realidade e ficção. Um texto que em certos momentos se configura como jornalístico e ao mesmo tempoobserva-se a presença de um narrador enigmático que aparece em vários momentos na narração caracterizando a produção também como literária.
2. Os narradores e suas características
É peculiar da prosa contemporânea ou até mesmo de toda a literatura pós-moderna, o surgimento de uma nova concepção do fazer literário que entra em confronto com a concepção que se tinha até se chegar ao Modernismo,pode-se assim afirmar. Há, portanto uma desconstrução da imagem que até então se tinha a respeito dos padrões literários, as mudanças são um tanto complexas, que não se consegue chegar a uma definição clara e definitiva a respeito dessa fase da literatura.
Nove noites é um romance onde se pode perceber traços significativos da contemporaneidade literária. A começar pelos narradores, que difere detoda a lógica, tem-se na narrativa mais de um enunciador, Um se trata do engenheiro Manoel Perna, amigo de Quain e o outro é um jornalista misterioso que investiga e pretende encontrar o motivo real para o suicídio do antropólogo. A duplicidade de narradores confere ao texto certa instabilidade ou até mesmo certa desconfiança quanto à veracidade dos fatos, percebe-se que não há autoridade única, háduas vozes que se misturam que dividem a história entre si. Embora o escritor deixe bem claro nos agradecimentos de seu livro, afirmando que “Este é um livro de ficção, embora esteja baseado em fatos, experiências e pessoas reais”.
O discurso do narrador engenheiro é marcado por itálico, além disso, vem intercalada por capítulos do outro narrador.
“Que o antropólogo americano Buell Quain, meuamigo, morreu na noite de 2 de agosto de 1939, aos vinte e sete anos. Que se matou sem explicações aparentes, num ato intempestivo e de uma violência assustadora. Que se maltratou, a despeito das súplicas dos dois índios que o acompanhavam na sua última jornada de volta da aldeia para Carolina e que fugiram apavorados diante do horror e do sangue. Que se cortou e se enforcou”.(Carvalho,2006,p.2).“Isto é para quando você vier. Foram apenas nove noites. Se agir como se ignorasse os motivos que o levaram ao suicídio foi para evitar o inquérito. A polícia tomou conhecimento do caso e fez o inventário dos fatos e do espólio a pedido dos americanos. Não me julgue mal”. (Carvalho, 2006, p.15).

Encontra-se na narrativa a enunciação do jornalista que toma maior espaço no romance do que o...
tracking img