Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A NECESSIDADE INFANTIL DE MÁGICA

a) Como o conto de fadas consegue divertir, encantar, esclarecer sobre si mesmo e favorecer o desenvolvimento da personalidade infantil ao mesmo tempo?
Os contos de fada são a fórmula mágica capaz de envolver a atenção das crianças, despertando-lhes (idem nos adultos sensíveis) sentimentos e valores intuitivos que clamam por um desenvolvimento justo, tão plenoquanto possa vir a ser o do prestigiado intelecto. Em essência, os contos de fada podem ser vistos como pequenas obras de arte, capazes que são de envolver as crianças em seu enredo, de instigar a mente e comovê-las com a sorte de seus personagens. Causam impactos no psiquismo porque tratam das experiências cotidianas, e permitem que as crianças se identifiquem com as dificuldades ou alegrias deseus heróis, cujos feitos narrados expressam, em suma, a condição humana frente às provações da vida. Neste processo, cada criança depreende suas próprias lições dos contos de fadas que ouve, sempre consoante ao seu momento de vida, e extrai das narrativas, ainda que inconscientemente, o que de melhor possa aproveitar para aí ser aplicado.
Os contos de fadas desenvolvem a capacidade de fantasiainfantil, são para as crianças, o que há de mais real, algo que lhes fala, em linguagem acessível, do que é real dentro delas. As histórias trabalham os arquétipos: o vilão, o herói, o medo, o poder da bruxa (seu enfrentamento) e sempre nos contos de fadas tem um final Feliz, o qual simboliza e representa a Esperança, a Fé, o suspiro doce de um final que será sempre Feliz. É a desesperança e afalta de Fé que leva o Ser Humano a viver um mundo caótico, um mundo cruel e violento, um mundo indesejável.
As histórias de fada atuam então, no emocional da criança e sua contribuição está em auxiliá-la a tomar decisões para a sua independência, acomodar os seus sentimentos de ambivalência, e lhe dar esperanças que seus esforços poderão lhe conduzir a um final feliz. Oferecendo significado emtantos níveis diferentes e enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuições que esses contos dão à vida da criança.

b) Quais são as vantagens do conto de fadas sobre o sonho e as fantasias particulares?
Um conto de fadas pode conter vários traços semelhantes ao sonho, mas sua grande vantagem sobre o sonho é que tem umaestrutura consistente, com um começo definido e uma trama que se movimenta na direção de uma solução satisfatória. Esta é alcançada no final. O conto de fadas também tem outras vantagens importantes quando comparado a fantasias particulares. Uma delas é que, qualquer que seja o conteúdo de um conto de fadas, que pode correr paralelo às fantasias particulares da criança, sejam estas edípicas,vingativamente sádicas ou depreciativa dos pais, pode-se falar abertamente sobre ele, porque a criança não necessita manter secretos seus sentimentos sobre o que se passa no conto de fadas ou sentir-se culpada por gostar desses pensamentos.

c) Comente a afirmação: "Só escutando repetidamente um conto de fadas e sendo dado tempo e oportunidade para demorar-se nele, uma criança é capaz de aproveitarintegralmente o que a estória tem a lhe oferecer com respeito à compreensão de si mesma e de sua experiência de mundo".
A criança necessita ouvir uma estória muitas vezes, de forma a acreditar na mesma e fazer da visão otimista dela uma parte de sua experiência do mundo.
Será somente assim que as associações livres da criança com a referida estória fornecem-lhe um significado mais pessoal, edesta forma ajudam a criança a lidar com problemas que a oprimem. Pois ao ouvir um conto de fada pela primeira vez, ela ainda não consegue se colocar no lugar de um personagem do sexo oposto é necessário distancia e elaboração pessoal de algum tempo antes de conseguirem imaginar-se no lugar oposto.

d) Explique em que consiste e o que ocorre no pensamento animista em que a criança permanece até a...
tracking img