Literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSIM, DESSE MODO: têm um valor exemplificativo e complementar. A sequencia introduzida por eles serve normalmente para explicitar, confirmar ou ilustrar o que se disseantes. Ex “O governador resolveu não comprometer-se com nenhuma das facções em disputa pela liderança do partido. Assim, ele ficará à vontade para negociar com qualquer umaque vencer”.

E: anuncia o desenvolvimento do discurso e não a repetição do que foi dito antes. Se não acrescentar nada, constitui pura repetição e deve ser evitada. O “e”introduz um segmento e acrescenta uma informação nova. Ex: “Este trator serve para arar a terra e para fazer colheitas”

AINDA: serve, entre outras coisas, paraintroduzir mais um argumento a favor de determinada conclusão, ou para incluir um elemento a mais dentro de um conjunto qualquer. Ex: “O nível de vida dos brasileiros é baixoporque os salários são pequenos. Convém lembrar ainda que os serviços públicos são extremamente deficientes”

ALIÁS, ALÉM DO MAIS, ALÉM DE TUDO, ALÉM DISSO: introduzem umargumento decisivo, apresentado como acréscimo,como se fosse desnecessário, justamente para dar o golpe final o argumento contrário. Ex: “Os salários estão cada vez mais baixosporque o processo inflacionário diminui consideravelmente seu poder de compra. Além de tudo são considerados como renda e taxados como impostos”.

ISTO É, QUER DIZER, OUSEJA, EM OUTRAS PALAVRAS: introduzem esclarecimentos, retificações ou desenvolvimento do que foi dito anteriormente. Ex: “Muitos jornais fazem alarde de sua neutralidadeem relação aos fatos, isto é, de seu não comprometimento com nenhuma das forças em ação no interior da sociedade”

Mas, porém,contudo e outro conectivos adversativos
tracking img