Literatura e arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
A laicização da literatura, instalada com o Romantismo, muda a concepção da leitura. A aprendizagem da leitura, transformada em prática social e servindo de legitimação da burguesia, possibilita a emancipação da criança e a assimilação dos valores da sociedade. Nos seus primórdios, a literatura infantil tem função formadora, ao apresentar modelos de comportamento com a finalidade dereforçar os valores sociais vigentes. A literatura infantil contemporânea oferece uma nova concepção de texto escrito, aberto a múltiplas leituras, questionamentos e reflexões. A biblioteca escolar desempenha um papel relevante no despertar o gosto pela leitura da literatura infantil. O bibliotecário, consciente de sua função de educador, prioriza a leitura de textos de qualidade que desenvolvam acapacidade crítica da criança.
1 INTRODUÇÃO
Ao buscar no grego o pleno sentido de ler como sendo legei – temos colher, recolher, juntar, que no latim transformou-se em lego, legis, legere – juntar horizontalmente as coisas com o olhar. Entretanto, os latinos também usavam interpretare para ler, mas com um significado mais profundo, o de ler verticalmente, sair de um plano para outro, de formatranscendente. Nesse sentido, a leitura ultrapassa o passar de olhos por algo, mas vai além do visualizar, aventurando-se no desconhecido para uma plena compreensão do sentido das coisas.
Se a escritura se configura como um meio transmissor de informação, a leitura se configura como um meio de aquisição do que se passa ao redor do homem. A leitura é, portanto, um ato social, e como tal, uma questãopública.
Tem-se como assertiva que a criança, ao realizar a leitura de textos literários, não passa apenas os olhos pela página impressa. Busca um sentido nas palavras, aventura-se no desvendamento do enigma do código escrito.
A quantidade dos textos literários infantis no mercado livreiro propicia a criação de diversos públicos-leitores, cada qual com sua preferência. Mas, induzido pelo autor,pode o leitor-criança ser ingenuamente levado no rol das ideologias dominantes, visto que é o adulto (com seus valores) que escreve o texto literário infantil. Entretanto, no decorrer de muitas leituras e à medida que vai ganhando experiência, pode esse leitor inferir sentidos à leitura, ou, como diria Iser (1999), preencher as lacunas do texto.
O discurso literário infantil apresenta-se em umalinguagem carregada de ideologia. O uso social desse discurso reforça a estrutura vigente e, portanto, cabe à leitura preparar a criança para refletir sobre os valores da sociedade.
No presente artigo, resgata-se a função social da arte e da literatura, a função social da literatura infantil, a função social da leitura, e a função social da biblioteca escolar como disseminadora da leitura daliteratura infantil.
2 A FUNÇÃO SOCIAL DA ARTE E DA LITERATURA
A arte implica atividades de construção, expressão e conhecimento. Possui técnicas peculiares, nascidas da intencionalidade de “fazer artístico”. E configura-se, segundo os teóricos, no motivo principal da interação do homem com o universo, com o outro e consigo mesmo.
Na Idade Média, coube à arte “revelar o divino”, pois a concepção dabeleza relacionava-se exclusivamente com Deus. Por outro lado, no Renascimento, buscou-se o ideal de perfeição humana que fosse ao mesmo tempo estético, moral e espiritual. A partir da Modernidade, identificada com a ascensão da burguesia e com a ideologia do Romantismo, a obra de arte passa a incluir a destinação ideológica, sem, contudo, perder a magia que lhe é peculiar.
Na atualidade a artetorna-se mais necessária, pois o homem contemporâneo anseia superar o cotidiano, absorver o mundo e controlar a realidade. Porém, deve-se recordar que a obra de arte é representativa da classe dominante e tenta mascarar as diferenças sociais existentes. Não existe, entretanto, obra artística desvinculada do contexto histórico no qual é produzida. Todo o “fazer artístico” cumpre uma prática ética e...
tracking img