Literatura traduzida - o retrato ovalado edgar allan poe

320 palavras 2 páginas
Universidade Estadual do Ceará
Literatura Traduzida
Análise : O retrato oval – Edgar Allan Poe

Resumo
Um cavaleiro chegara ferido num cavalo com o seu servo a um castelo o qual parecia abandonado recentemente. Uma decoração rica, porém estragada.
Nas paredes do quarto em que o cavaleiro ficara, eram pendurados várias pinturas modernas, porém alegres. A arquitetura bizarra tornava as pinturas necessárias. O cavaleiro sentiu grande interesse.
O cavaleiro ordenou ao seu servo que fechasse os maciços postigos do quarto, pois já era noite, que acendesse os bicos de um alto candelabro que estava à cabeceira da cama e que corresse de par em par as cortinas franjadas de veludo preto que envolviam o leito.
O cavaleiro pediu tudo isso porque se não adormecesse, poder contemplar os quadros e ler um diário que ele achou sobre a almofada. Esse diário descrevia e criticava os quadros.
Ele leu por muitas horas o diário e contemplou os quadros enquanto as horas se passavam. Ele mudou o candelabro de posição, revelando um canto do quarto o qual não tinha visto. E assim é que viu um retrato de uma jovem virando adulta.
Essa jovem tinha um marido que passou a vida inteira dela pintando-a. E no final da obra, ela estava morta!

Sobre o escritor
Edgar Allan Poe (nascido Edgar Poe; Boston, 19 de Janeiro de 1809 - Baltimore, 7 de Outubro de 1849) foi um autor, poeta, editor e crítico literário estadunidense, fez parte do movimento romântico americano.[1][2] Conhecido por suas histórias que envolvem o mistério e o macabro, Poe foi um dos primeiros escritores americanos de contos e é considerado o inventor do gênero ficção policial, também recebendo crédito por contribuição ao emergente gênero de ficção científica.[3] Ele foi o primeiro escritor americano conhecido a tentar ganhar a vida através da escrita por si só, resultando em uma vida e carreira financeiramente difícil.[4]

96486794 o meu 86288237 da

Relacionados

  • CONTO PORTUGUES
    82989 palavras | 332 páginas
  • E JTJ Vol04
    352472 palavras | 1410 páginas