Literatura: Suas funções e do que é ela capaz através do ponto de vista de Umberto Eco e Tzevan Todorov

1409 palavras 6 páginas
Literatura: Suas funções e do que é ela capaz através do ponto de vista de Umberto Eco e Tzevan Todorov Este ensaio é baseado nos textos de Tzvetan Todorov (A Literatura em Perigo. O que pode a Literatura. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel,2009) e de Umberto Eco (Sobre a Literatura. Sobre Algumas Funções da Literatura. Rio de Janeiro/ São Paulo: Ed.Record 2003). Antes da análise dos dois textos, seria pertinente termos em mente uma breve noção do que é a Literatura . A Literatura pode ser uma realidade alternativa, uma realidade idealizada e recriada pelos autores, se transfigurando daquela em que vive o autor, ganhando, assim, uma “nova vida”. Tendo isso em mente, os textos de Tzvetan Todorov e Umberto Eco nos mostram o que a Literatura pode nos proporcionar, além do prazer da leitura.
Todorov nos mostra como a Literatura pode nos ajudar na questão individual.

“A literatura pode muito. Ela pode nos estender a mão quando estamos profundamente deprimidos, nos tornar ainda mais próximos dos outros seres humanos que nos cercam, nos fazer compreender melhor o mundo e nos ajudar a viver. Não que ela seja, antes de tudo, uma técnica de cuidados para com a alma; porém, revelação do mundo, ela pode também, em seu percurso, nos transformar a cada um de nós a partir de dentro.”(2009,p.76)

A Literatura é algo tão magnífico que pode modificar um ser, ou melhor, uma sociedade inteira.
Basta essa sociedade abrir mão de pré-conceitos e de opiniões fechadas, e ser aberta a novas idéias e pensamentos, acompanhando assim, os constantes movimentos literários, que, no geral, induzem a evolução do ser humano como um ser racional. Ideais estes muito parecidos com o do Iluminismo, que dizia que o ser humano deveria buscar a racionalidade e a clareza nos seus pensamentos. Lendo um livro, o leitor, além de se satisfazer, se identificar com os personagens, o enredo e tudo mais, deve absorver tudo aquilo de uma forma que tire algo de útil para sua vida.

Relacionados