Literatura portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LITERATURA PORTUGUESA

A Literatura Portuguesa, que abrange 8 séc. de produção, pode ser dividida em três longos espaços de tempo, acompanhando as transformações históricas e sociais vivenciadaspela Europa: Era Medieval, Era Clássica e Era Romântica (ou Moderna). Essas porém, apresentam subdivisões em fases menores que são denominadas estilos de época ou escolas literárias.

Era Medieval-Esse período se inicia com o texto mais antigo da literatura portuguesa, segundo a tese de Carolina Michaelles a “Canção da Ribeirinha” (também conhecida como “Canção do Guarvaria”) da autoria de PaioSoares de Taveirós.
A Era Medieval subdivide-se em dois períodos, a saber:
(Trovadorismo- compreendendo o período de 1189, data provável do surgimento da “Canção da Ribeirinha” e 1434, quandoFernão Lopes assume o cargo de cronista da Torre do Tombo .
(Humanismo- Estende-se de 1434 até o ano de 1517, quando o poeta Sá de Miranda retornou da Itália, introduzindo em Portugal características daestética renascentista. O Humanismo foi o período de transição da cultura medieval para a cultura clássica.

Canções Medievais:
(de amor- Neste tipo de cantiga, o trovador pratica a confissãopública de sua angustiante experiência passional frente a uma dama inacessível aos seus apelos, entre outras razões porque era de origem social superior ao trovador ou então tratava-se de uma senhoracomprometida. Os apelos do trovador colocam-se num plano superior de espiritualidade, de idealização ou contemplação platônica.
Os estímulos amorosos transcendem, graças ao torturante sofrimentointerior diante da certeza de serem suas súplicas inúteis e da espera de um bem que nunca chegará. É a chama coita (=sofrimento) de amor que, afinal, ele confessa.
Na cantiga de amor, quem faz uso dapalavra é o próprio trovador, dirigindo-a em vassalagem e subserviência à dama de seus cuidados (mia sênior ou mia dama) = minha senhora.
A religiosidade, a idealização da mulher, a atitude servil do...
tracking img