Literatura poesia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Álvares de Azevedo

1.
a) A poesia de Álvares de Azevedo pertence à segunda geração romântica, que tomou como principais eixos temáticos o amor e morte, dúvida e ironia, entusiasmo e tédio. Asegunda geração romântica, também conhecida como “Ultra-romantismo” e “Byronismo”, levou ao extremo os ideais de subjetividade, individualismo e idealismo preconizados pelo Romantismo. Sua poesia é o quede mais rico existe dentro dessa geração, com versos que revelam todos os seus desejos juvenis aliados a uma forte tendência à depressão, à melancolia, e à morte. Sua poesia muitas vezes se mostramacabra e satânica, ou com fortes toques de ironia e irreverência que lembram as obras de Lord Byron. Álvares de Azevedo soube também expressar seus sentimentos mais puros e ingênuos, onde o amor ésempre representado pela mulher idealizada, adormecida e distante, mas com fortes lampejos de sensualidade. Seus sentimentos de paixão e desejo convivem de forma tormentosa com o medo, o delírio e a buscaconstante pela morte. Foi o 1° poeta brasileiro a manifestar o erotismo em sua lírica amorosa.



b) O poema Malva-Maçã acentua muito a condição corpórea da mulher. A primeira, a quarta e aquinta estrofes constituem uma imagem concreta e sensual da figura feminina. As reações do sujeito lírico indicam uma excitação sensual. As expressões “me inebria” (verso 19), “enlanguesce-me de gozo”(verso 26) e “trêmulo delíquio” (verso 29) mostram alterações no estado de ânimo e no comportamento do corpo do sujeito. A contemplação não ocorre apenas por reverência, mas sobretudo por interesseseróticos.


c)
• O tema do amor é quase sempre tratado por Álvares de Azevedo com especial erotismo, que se desenvolve num paradoxo típico do amor idealizado: o medo de amar impede-o de amar. Airrealização no amor é clara em sua poesia. A imagem da mulher adormecida, sempre presente, simboliza o plano intocável em que ela a coloca. O amor, em sua poesia, aparece de forma platonizada e com...
tracking img