Literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo I – CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA NA FORMAÇÃO COGNITIVA DAS CRIANÇAS.

A literatura, e em especial a infantil, tem uma tarefa fundamental a cumprir nesta sociedade em transformação: a de servir como agente de formação, seja no espontâneo convívio leitor/livro, seja no diálogo leitor/texto estimulado pela escola.

Nelly Novaes Coelho

A Literatura Infantil, no processo escolar é de sumaimportância para a criança e para o seu desenvolvimento cognitivo, estimula na criança a imaginação e intuição dedutiva, desenvolvendo criatividade, autonomia, destreza, para execução de algumas atividades, estimulando a criança a se inserir no mundo real, pois a partir do século XVI e XVII gerou um controle do desenvolvimento intelectual da criança e a manipulação de suas emoções com diversasmudanças decorrentes de fatores nos quais as crianças passaram a serem sujeitos de direitos, sendo que a literatura e a escola são convocadas a cumprir essa missão, a partir dessa época começam a produzir livros.
A contribuição da literatura na formação cognitiva das crianças desenvolverá o estímulo da leitura em sala de aula, e fará dela um ser crítico e seu desenvolvimento ressaltará aspectospositivos para o intelectual da mesma.
Sendo assim, o professor agregará conhecimentos aos alunos, transmitindo-lhes conteúdos realmente relevantes, contribuindo de alguma maneira para o conhecimento e envolvimento dos leitores. Sabemos que de fato a leitura é fundamental para agirmos socialmente como indivíduos, buscando conhecimentos através da mesma. Se desejarmos ler da melhor forma possível, épreciso ser leitores ativos, pois o resultado que poderemos obter como leitores é um aprender cognitivo de grande importância.
A leitura nos proporciona ensinamentos sobre o mundo e sobre nós mesmos, nos tornando de fato sábios, e para tanto ler e compreender exige determinação.
A relação da criança com o aprendizado da leitura, com certeza facilitará suas “atividades” com a perspectiva decompetências adquiridas durante a própria leitura e assim os educandos poderão futuramente, como leitores, serem produtores de conhecimentos. As atividades de leitura e escrita são caminhos para o indivíduo crescer tanto cognitivamente como criticamente, pois quanto mais conhecimento tem, terá seus caminhos ampliados, onde a partir daí serão capazes de conhecer o que o mundo criou.
Analisando as obras dealguns autores, relacionados à leitura, percebemos que a conclusão é promover a sua prática em sala, e além dela, conscientizando os leitores do benefício ao praticarem a leitura.
Segundo Kleimam (1989), a leitura é uma atividade cognitiva por excelência, referindo a capacidade de desenvolver a leitura, a autora ainda destaca que quando um professor trabalha bem a leitura em sala, isso de fatodesenvolverá o cognitivo da criança.
Segundo Piaget, em suas pesquisas, a aprendizagem atribui para o processo cognitivo inteligente. No qual a mesma se refere a uma aquisição particular onde se aprende em função da experiência, sendo este o responsável pela formação dos conhecimentos. Piaget ainda diz que a criança precisa de estímulos onde à construção do conhecimento resultaram pesquisas comcrianças que as suas inteligências é uma adaptação no qual pode modificar, sendo uma organização de crescimento, sobretudo tem uma reorganização do próprio conhecimento.
Segundo Bamberger (1988), quando se fala em criança, pode-se perceber que a literatura é indispensável na escola como meio necessário para que a mesma compreenda o que acontece ao seu redor e para que seja capaz de interpretardiversas situações e escolher os caminhos. Daí então a importância em se propiciar a leitura e a literatura de modo a permitir ao aluno criar e recriar o universo de possibilidades que o texto literário oferece. Pode-se dizer que a escola tem a oportunidade de estimular o gosto pela leitura, ao promover de maneira prazerosa o encontro da criança com o trabalho, ou seja, a leitura.
Assim, a...
tracking img