Literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O trabalho com a literatura infantil: Um estudo de caso em duas pré-escolas da rede municipal do Recife
Cássia Maria dos Santos1 Vancleize Maria da Silva2 Sylvia De Chiaro3 Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal verificar como está sendo desenvolvido o trabalho com a literatura infantil em duas pré-escolas da rede municipal da cidade do Recife. Por acreditarmos que seja um veículoque proporciona às crianças desenvolvimento cognitivo, emocional e social, analisamos de que forma professores da educação infantil trabalham a mesma em sala de aula, identificando se as leituras se adéquam ao nível de desenvolvimento da criança, averiguando se reconhecem a sua importância para o desenvolvimento desta, analisando se em sua prática conseguem despertar o interesse e atenção de seusalunos e avaliando a possibilidade desta prática influenciar no comportamento leitor destes. Para isso, realizamos uma entrevista com duas professoras da rede e observações em suas turmas. Com base nos estudos, verificamos que as professoras desenvolvem de forma competente o trabalho com literatura infantil em sala de aula uma vez, que adéquam o livro a faixa etária de suas crianças, reconhecem aimportância da literatura, despertando o interesse dos alunos em sua forma de contar história e ainda pudemos perceber que a sua prática influi positivamente no comportamento leitor das crianças, aumentando a freqüência de escolha das mesmas em relação aos livros infantis em suas atividades.

Palavras-Chave: literatura infantil, desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional, comportamentoleitor .

1 Introdução

Para construir uma sociedade letrada, onde homens e mulheres dominem a leitura e a escrita, fazendo uso constante de sua prática, se faz necessária uma grande contribuição dos pais e professores durante a infância. É importante desde cedo, para a criança, o contato com os livros, pois o livro é uma fonte valiosa que propiciará ao universo infantil, através da fantasia e daimaginação, uma compreensão maior de si e do mundo a sua volta. Por isso é tão relevante colocar a disposição da criança diversas leituras de maneira fascinante e prazerosa, construir o habito da leitura, criando rotinas de rodas de leituras onde a criança possa criar e recontar a partir do que já se leu, possa manusear os livros de forma que sinta prazer, encantamento e familiaridade com osmesmos.
1 2

Concluinte de Pedagogia – Centro de Educação – UFPE. Cassia-santos2@hotmail.com Concluinte de Pedagogia – Centro de Educação – UFPE. Vanamor33@hotmail.com 3 Professora do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais do Centro de Educação – UFPE. chiaro@hotlink.com.br

2 O professor será o mediador entre os seus alunos e o mundo da leitura. Por esse motivo, a literaturainfantil, seja ela por meio dos contos de fadas, aventuras, fábulas, livros de imagens, animais, gibis, lendas, mitos, histórias modernas e coleções, devem fazer parte de sua rotina e levada muito á sério, escolhendo e planejando atividades adequadas e diferenciadas em sua pratica pedagógica. A literatura infantil constitui-se uma peça fundamental para a formação de novos leitores, alem de educar,instruir e divertir, ela contribui valorosamente na construção de adultos pensantes e críticos. E é pensando nessa contribuição que o educador infantil deve valorizar, na sua prática, o ato da instrução e também da ludicidade em sala de aula para que haja possibilidade do aluno, enquanto adulto, se constitua um “ser” leitor. Sobre isso, nos diz Arce e Martins (2007)
Ao oferecer uma linguagem capaz deseduzir, a literatura infantil pode ocupar um bom espaço na vida das crianças. Se levarmos em conta que nesse período se inicia o caminho para o mundo dos livros, podemos arriscar e dizer que uma criança que tem contato com o livro tende a ser um adulto leitor (p.163).

Ao longo de nossa formação acadêmica, ao estudarmos as disciplinas de Metodologia da língua portuguesa 1 e 2 e Educação...
tracking img