Literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A Literatura Infantil é a arte cujo instrumento de expressão é a palavra. Devendo ser despertada pela leitura infantil, é na verdade, o marco inicial da formação pessoal e cultural da criança. E em razão da criança de hoje, sente-se cada vez mais desestimulada à leitura, resolveu-se fazer uma pesquisa seguida de proposta realizada com professores e alunos do Ensino Fundamental da redepública municipal de ensino; Unidade Escola "Nazaré Rodrigues".
A proposta é fundamentada para a prática dos professores que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental, propiciando à criança um maior interesse pela leitura, e um maior nível de conhecimento, estimulando sua imaginação e sua criatividade.
Apresenta-se o referencial teórico abordando o histórico da Literatura Infantil , seudesenvolvimento no Brasil e a importância segundo Carvalho. Aborda-se a educação e multimeios em que fazem um comentário sobre os meios audiovisuais tradicionais e atuais a utilização de multimeios na pratica pedagógica.
A análise e interpretação dos dados coletados através da pesquisa de campo, fazem parte da proposta metodológica, como planejar, executar e avaliar esta proposta a ser realizadana sala de aula.
Apresenta-se algumas sugestões a serem desenvolvidas pela comunidade, escola e aluno, finalizando-se com a conclusão e referência bibliográfica.

LITERATURA INFANTIL
HISTÓRICO
A literatura infantil iniciou no séc. XVII, quando a criança e a escola começaram a dar os seus primeiros passos, frente a sociedade da época. Século que marca o calendário artístico literário dacriança com Perrault e Comenius .
Nos séculos anteriores o sistema de aprendizagem era indiscriminado e desordenados em comunidades que não eram escolas mas asilos monásticos, onde conviviam todas as idades, a criança não tinha tratamento especial específico e adequado à idade. No século XV , com a evolução da escola houve reações contra essa mistura de idades, mas restringido somente entre a classeestudantil e não enquanto criança , isto segundo Phillipie, essa separação visava, sobretudo, a proteger a criança e a juventude contra o resto da sociedade que situava os estudantes entre os vagabundos e mendigos. Essa separação estendeu-se até o séc. XVIII com o início da discriminação das classes sociais.
A escola única que domina o séc. XV ao XVIII, foi substituído pelo ensino duplo. O sistemaeducacional da França que constituía no séc. XVII, facilitava o intercâmbio entre as diferentes classes sociais, permitindo uma aproximação maior com o que vinha do povo, onde era possível uma divulgação dos fatos, dos casos, das narrativas, no contar e ouvir, que faz o folclore e do qual nasceu a autêntica Literatura Infantil. A partir daí as estórias escritas foram as que tradicionalmente eracontadas oralmente, os contos de fadas eram o folclore que este pertenciam a todos, foram essas insubstituíveis estórias a primeira expressão da Literatura Infantil, através de Charles Perrault o primeiro recriador.
Charles Perrault, retratava e suas estórias infantis a sociedade de seu tempo, destacando nelas os nobres e poderosos, humildes e fracos; os opulentos e despóticos, as intrigas dasclasses elevadas, das princesas despeitadas por não serem convidadas para os grandes eventos. Os contos de Perrault são folclóricos e colhido na sua maioria dos contadores italianos, o seu primeiro conto foi "Pele de Asno", de tradição real da época, considerado, portanto, o primeiro conto da história da Literatura Infantil.
No séc. XVIII, a Literatura Infantil ganha mais espaço, nesta época o tipo deeducação era o pedagogo, a Literatura deixa de ser um jogo verbal para caracterizar-se pela busca do conhecimento. Essa preocupação da literatura dirigida a criança vai de encontro com a sociedade burguesa, nessa época o ensino secundário era privilégio da burguesia enquanto que o povo só tinha acesso ao primário, isso justifica a distância da literatura infantil entre os séculos XVII e XVIII....
tracking img