Literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamente com a função de educar moralmente as crianças. As histórias tinham uma estrutura maniqueísta, a fim de demarcarclaramente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado. A maioria dos contos de fadas, fábulas e mesmo muitos textos contemporâneos incluem-se nessa tradição.
A literatura infantil constitui-se comogênero em meio a transformações sociais e repercussões no meio artístico. Em 1697, Charles (1628-1703) Perrault traz a públicos Histórias ou contos do tempo passado, com suas moralidades: Contos de MãoGansa. Ganham, então, forma editorial as seguintes histórias: A Bela Adormecida no bosque, Chapeuzinho Vermelho, O Gato de Botas, As Fadas, A Gata Borralheira, Henrique do Topete e O Pequeno Polegar.
Aorigem dos contos é incerta; sabe-se, no entanto, que eles já existiam há séculos na cultura oral em todos os continentes e que as histórias se assemelham.
Os contos de fada conhecidos atualmentesurgiram na França, ao final do século XVII, com Perrault, que editou as narrativas folclóricas contadas pelos camponeses, retirando passagens obscenas de conteúdo incestuoso e canibalismo. Assim,acredita-se que, antes do cunho pedagógico, houve o objetivo de leitura e contemplação pela mente adulta.
Charles Perrault trouxe a história moralizadora e mais adequada aos ambientes sociais que conviviamna época. A história da menina e do lobo sofreu ainda alterações por Hans Christian Andersen e pelos Irmãos Grimm.
O conto de fadas apresentam três estágios: o conflito, a ação saneadora e o sucessoda empreitada. O conflito é caracterizado por uma situação de dano ou carência. A ação saneadora é mediada por uma entidade mágica (fada, objeto ou animal mágico). Por fim, tem-se o sucesso daempreitada, que culmina com um casamento, o nascimento de um filho ou a volta à forma humana após uma metamorfose.
Importante que todo aquele que se aventure na arte de educar para a leitura literária...
tracking img