Literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 58 (14395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

Daniela Muniz de Oliveira Sandy







A Literatura Infantil na Educação










Cidade
2010

Daniela Muniz de Oliveira Sandy







A Literatura Infantil na Educação











Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para aobtenção do título de licenciado em Pedagogia
Orientador: Fabio Goulart de Andrade
Tutor Eletrônico: Viviane Ferreira da Silva
Tutor de Sala: Claudete Sanchez Dias






São José dos Campos
2010

















Dedico este trabalho a todos que estiveram ao meu lado neste ano de estudo e pesquisa, principalmente as minhas filhas que sempre estiveramao meu lado tornando este momento possível e principalmente ao meu marido Roldney pelo apoio em todo momento.













Agradeço a Deus, por estar sempre guiando meus passos, aos professores e principalmente a minha família pela compreensão no decorrer deste ano..


































Autora: Sandy, Daniela. A LiteraturaInfantil na Educação. 2010.61 folhas Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação – Pedagogia) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, São José dos Campos, 2010.


Resumo


O trabalho procurou mostrar a Literatura Infantil como um recurso na tentativa de resgatar valores e de levar os alunos a refletirem sobre as suas ações de forma crítica e consciente, tantoindividual quanto coletiva dentro da sociedade. Abordamos a literatura desde o seu início e constatamos as grandes mudanças que houve no decorrer do período, lembrando que não existia uma literatura destinada exclusivamente às crianças e sim uma seleção feita por elas, onde mais se identificam os textos.Outrora a literatura fora introduzida na escola comprometida com os aspectos pedagógicos eéticos, onde o maior espaço não estava reservado ao lúdico e nem ao prazer das crianças, e sim apenas as intenções didáticas planejadas pelo professor. Analisando este aspecto afirmo baseada em pesquisas bibliográficas que os objetivos de se trabalhar a literatura não deve se dar de uma forma massificada visando o estudo do texto, afinal a literatura é uma obra que visa uma interpretação oral doleitor. Então o principal aspecto da literatura infantil é promover o prazer e a magia das histórias incentivando a imaginação, contribuindo também para o desenvolvimento intelectual e afetivo das crianças. Por outro lado aposto na postura correta do professor como incentivador do interesse pela leitura. Seu papel não se resume em ler uma história, mas sim, selecionar com delicadeza a história deacordo com a faixa etária enfatizando uma leitura agradável de forma a seduzir e proporcionar maior envolvimento dos alunos.Dessa forma a leitura contribui para a formação, não só profissional e do ser humano, mas principalmente no entendimento do universo que o cerca. A humanização do homem passa também pela leitura, pois é por meio do entendimento do que se lê que ocorre o despertar do sensocrítico. Percebendo que é impossível falar de Educação sem trabalhar valores com alunos, temos outra ramificação da literatura, que por meio das narrativas, se torna possível também que a vivência por meio dessa experiência aumente bastante a possibilidade de um melhor relacionamento social.O reconhecimento de um discurso pedagógico e portador de valores e constitutivo de identidades leva-nos ao porquêde trabalharmos valores por meio das narrativas, especificamente conto por seduzir nossas crianças partindo de algo real e fábulas por serem curtas e bastante diretas para um mundo corrido como o nosso e para caminharmos rumo à nossa humanidade e espiritualidade.








Palavra chave: mágico, lúdico e recreativo.




























SUMÁRIO...
tracking img