Literatura infantil e os contos de fada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RIO DE JANEIRO
2007
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO.....................................................................................................3



CAPÍTULO I:
Definição de Literatura Infantil .........................................................................4
A Origem da Literatura Infantil .........................................................................5
A LiteraturaInfantil no Brasil............................................................................7


CAPÍTULO II:
A Literatura e o Desenvolvimento da Criança Pequena....................................8



CAPÍTULO III:
A criança como leitor e a Escola.......................................................................9
Fases de introdução das histórias de acordo com as faixasetárias...................11


CAPÍTULO IV:

Os Clássicos e os Principais Autores ..................................................................12



CONCLUSÃO:.....................................................................................................17


BIBLIOGRAFIA .................................................................................................18INTRODUÇÃO





A Literatura Infantil tem sido foco entre os profissionais da educação nos últimos tempos, demonstrando a consciência de sua importância neste meio. Vários pesquisadores têm falado deste assunto que tem tido muita repercussão na sociedade. Vários são os autores que fizeram história contribuindo para o enriquecimento da literatura infantil.
Este trabalho, baseado em pesquisabibliográfica vem abordar a importância que a literatura infantil ganhou nos últimos tempos, a forma que tem sido abordada e encarada, além de enumerar os principais autores com suas principais obras. Abordando o simbolismo e a sua influência na constituição da personalidade humana.
O objetivo deste é apresentar de acordo com vários autores conhecimentos que venham colaborar para a análise e usocrítico e cuidadoso da literatura infantil pelos profissionais que trabalham com a infância pequena, tornando o trabalho com a literatura algo consciente e, portanto colaborador para uma formação mais crítica destes cidadãos.
Relacionando a história dos contos de fadas e sua importância, ao longo do tempo, no cotidiano infantil com uma abordagem do simbolismo e a sua influência no desenvolvimentocrítico e criativo da criança.







CAPÍTULO I


Definição de Literatura Infantil

O conceito de literatura para a infância tem sido problematizado e muito discutido ao longo do tempo por diversos autores e estudiosos do assunto que o definem de acordo com diferentes pressupostos. Podemos entender literatura infantil como sendo um conjunto de obras escritas, muitas vezesilustradas, produzidas para divertimento ou instrução de crianças.
Porém como dito anteriormente , a literatura infantil pode ser conceituada sob vários pontos de vistas o que pode nos ajudar a melhor compreender e formular o nosso próprio conceito.
Para Bárbara Vasconcelos Bahia, Literatura Infantil é todo acervo literário eleito pela criança. O que nos leva a enxergá-la como sendo todaforma de leitura que corresponde aos anseios da criança, não necessariamente deve ter sido feita especialmente pra ela , mas deve ser aquela com que a criança se identifique.
Já para Léo Cunha, Literatura infantil são os livros que têm capacidade de promover o prazer, a emoção, o entretenimento, a fantasia, a identificação e despertar o interesse da criança. Dentro dessa perspectiva, éimportante analisar que nem sempre a literatura infantil deve ser produzida com um objetivo pedagógico ou até para incentivar a cultura. Este tipo de texto deve ser produzido pela criança que existe em cada um de nós.
Segundo Carlos Drummond de Andrade o gênero Literatura Infantil tem uma existência duvidosa. Ele questiona a partir de que ponto uma obra literária deixa de se constituir...
tracking img