Literatura infantil utilizando alfabetização, música e matemática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LITERATURA INFANTIL UTILIZANDO ALFABETIZAÇÃO, MÚSICA E MATEMÁTICA

Izalete Starowski
Prof. Dagmar Hempkmaier
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED9301) - Prática Educativa Módulo III
22/11/2010

RESUMO

Inúmeros problemas surgem no cotidiano de todos, não sendo diferente em relação aos alunos, especificamente aqueles do Ensino Infantil, osquais requerem um olhar mais cuidadoso, carinhoso, pois lhes serão apresentados conhecimentos e desafios matemáticos compatíveis com o nível de escolaridade, de idade e certamente, muito embora se saiba que cada criança tem seu próprio tempo e maneira para aprender, uma vez que cada ser tem uma história, um contexto social, o que são fatores determinantes também para a apreensão de conteúdosfundamentais na sua formação. Ao se deparar com diversos desafios matemáticos, a criança pode fazer ou não relação com o seu cotidiano, dependendo da abordagem, que deve ser feita a partir de uma proposta de trabalho que encoraje a exploração de uma variedade de idéias, há uma grande dificuldade pelas crianças de interpretar situações- problema, pois se as mesmas forem colocadas de formadescontextualizada, não haverá compreensão dos fatores que envolvam estas situações. Portanto, através de uma intervenção acolhedora e ao mesmo tempo lúdica, que é a literatura infantil, numa abordagem centrada na realidade dos educandos, de modo que possam interagir com os contos, fábulas, poemas, músicas, brincadeiras, entre outras atividades que estejam em consonância com os conteúdos matemáticos.Palavras-chave: Aprendizagem; literatura lnfantil; matemática e música.

1 INTRODUÇÃO

O professor é um profissional que enfrenta grandes desafios, porém há muitos resultados significativos os quais deixam o docente gratificado ao ver que seu esforço não foi em vão. O tratamento com os educandos em geral, não importando qual o nível de escolaridade, é simplesmente o respeito, a escola e todosque fazem parte dela devem compactuar dos mesmos objetivos, valorizando aqueles que necessitam de mais conhecimentos, ou seja, os alunos, considerando suas experiências de vida.
A criança da Educação Infantil está iniciando a formação de sua personalidade e autoestima, que neste período tem de ser trabalhadas, para que ela se sinta bem acolhida e aceita. Para tanto se faz necessário que oprofessor confie e acredite na capacidade da criança demonstrando carinho e, ao mesmo tempo firmeza, pois,

O processo de construção da autoconfiança envolve avanços e retrocessos. As crianças podem fazer birra diante de frustrações, demonstrarem sentimentos como vergonha e medo ou ter pesadelos, necessitando de apoio e compreensão dos pais eprofessores. O adulto deve ter em relação a elas uma atitude continente, apoiandoas e controlando-as de forma flexível, porém segura. (RCNEI, 2001, p.30)

Através do Referencial, se compreende claramente a importância de pais e professores estarem juntos acompanhando os avanços da criança para que ela possa construir sua identidade com bastante positividade e autonomia pessoal, percebendo que noespaço coletivo é tão importante quanto às demais crianças. Deste modo, o educador infantil se depara com outros desafios, uma vez que tem a necessidade de conhecer a didática, a psicologia do desenvolvimento da criança, pois como se sabe, não há receitas e nem métodos prontos para lidar com este público estudantil que está ainda muito ligado ao seio familiar.

É interessante que cadacriança seja chamada pelo nome, o que ajuda também a conhecer o nome de todos os colegas, valendo salientar que o professor habitualmente é chamado por esses pequenos e também pelos pais, pela designação “tia” ou “tio”. Isto faz com que a identidade do educador seja confundida, distorcida e aproximada de maneira familiar para a criança, que deve compreender desde cedo o verdadeiro papel e cada...
tracking img