Literatura Infantil antes e depois de Monteiro Lobatto

2518 palavras 11 páginas
LITERATURA INFANTIL ANTES E DEPOIS DE MONTEIRO LOBATO

I. INTRODUÇÃO.
A literatura Infantil no Brasil vinha com toda personalidade e culturas de outros países, deixando de lado a cultura e todas as riquezas e diversidades que o Brasil tem em vigor.
Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros que causou um embate na literatura brasileira proporcionando não só adultos a apreciação de suas obras, mas principalmente às crianças. Através de suas histórias criou personagens que encantavam a imaginação das crianças. Diferente das histórias infantis da época que valorizava os pensamentos e a cultura de outros países, Monteiro Lobato deu asas à imaginação das crianças no ambiente familiar e afetivo.
II. BIOGRAFIA.
José Bento Marcondes Monteiro Lobato, conhecido como Monteiro Lobato, nasceu no dia 18 de abril em 1882, na cidade de Taubaté no interior de São Paulo. Filho de José e Bento Marcondes Lobato e Olímpia Monteiro Lobato. Desde pequeno possuía gosto pela leitura, livros e revistas, e sempre curioso, questionador e inquieto chamava a atenção de todos ao seu redor com suas perguntas e observações inconvenientes. Escandalizou sua família quando se recusou a fazer a primeira comunhão na igreja católica. Iniciou seus estudos em Taubaté, estudou no instituto de ciências e letras, incentivado pelo seu avô estudou direito, mas seu sonho era estudar Belas Artes, durante as aulas de direito ele desenhava seus professores como forma de passar o tempo. Em sua formatura fez o discurso, sem poupar palavras, várias pessoas se retiraram da sala.
Casou-se com Maria Pureza, tiveram quatro filhos, duas meninas e dois meninos. Em 1911, mudou-se para fazenda de Taubaté, herança deixada pelo seu avô. Chegando à fazenda pôde encontrar queimadas destruindo a agricultura do local, inconformado enviou uma Carta chamada “velha praga” ao jornal de São Paulo denunciando as queimadas, os editores gostaram tanto que publicaram o texto causando grande repercussão.

Relacionados

  • Manobras respiratorias
    12717 palavras | 51 páginas