literatura infanitl ler, contar e encantar

3637 palavras 15 páginas
GOSTOSURAS E BOBICES

O livro Literatura Infantis gostosuras e bobices de Fanny Abramovich trata de diversos assuntos e resalta a importância da literatura infantil, desde o ouvir, olhar histórias, as ilustrações, o humor, a poesia para crianças, os contos de fadas e seu papel fundamental para a criança, o desenvolvimento da apreciação critica da leitura, a importância da biblioteca, dentre muitos outros eixos que perpassam e de estabelecem entre si. Que tratarei com mais atenção no decorrer de minha resenha.
No primeiro capítulo a autora trata do ouvir histórias. A importância de ouvir histórias na formação da criança, que escutá-las é o primeiro passo para a formação de um leitor, e que ser um leitor não é simplesmente ter o habito de ler e sim citando Fanny Abramovich (1989, p.16) ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão de mundo. Que o primeiro contato de uma criança com o texto é feito oralmente, ler histórias alem de estabelecer estes primeiros passos, é instigar o imaginário. Ouvir histórias ainda pode despertar emoções importantes como: medo, raiva, tristeza, irritação, bem estar, e ainda que através das histórias podem-se descobrir outros lugares.
Contar uma história, não é so ler em voz alta. É necessário ter um conhecimento da obra que irá ser realizada a leitura, que se deve mostrar familiarização com aquilo que se lê, ou seja, não tem como se contar uma boa história colocando tempos no texto onde não há, demonstrando estranheza de palavras que compõem o texto. O narrador tem que transmitir confiança, motivar a atenção. Pode se ler qualquer história para crianças, o que não pode é ler de qualquer jeito! Aproveitando o texto da melhor forma possível, criar um clima de envolvimento, de encanto, que se saiba respeitar as pausas, e prolonga-las quando necessário como respeito ao tempo de imaginário de cada criança. Não precisa ter pressa para acabar e sim se deleitar em cada página.
Este ouvir histórias não se restringe

Relacionados