LITERATURA DE CORDEL EM SALA DE AULA

577 palavras 3 páginas
Professora Sheila Regiane Salvador. Graduada em Letras pela Universidade do Grande ABC. Assistente de Orientação Educacional no Colégio Singular e Pós- graduanda em Psicopedagogia clínica e institucional pela FAINC Santo André – São Paulo.

LITERATURA DE CORDEL EM SALA DE AULA

RESUMO

A finalidade deste artigo é apresentar aos jovens a origem do cordel e, especialmente, fazer com que desenvolvam atividades orais já existentes e além de propor e incentivá-los a compor seus próprios versos. Autores renomados como: Luyten, Curran, Gancho, e outros estudiosos do assunto serão mencionados como apoio na defesa do assunto. A partir de temas atuais, é possível que o aluno reflita sobre tópicos relevantes que fazem parte dos noticiários ou não e com isso apresentem soluções mínimas sobre o assunto proposto. Dessa forma, por meio da rima e do discurso poético podemos constatar que a poesia é a forma mais simples de se aprender a organizar um texto.

Palavras-chave: Literatura de cordel, ensino, poesia.

INTRODUÇÃO
A Literatura de Cordel para muitos parece estar bem distante do nosso mundo avançado e moderno. Mas isso não é verdade. É o que veremos ao longo desse artigo na qual irei discorrer. Mark Curran em seu livro “História do Brasil em Cordel”, declara que não imaginava o valor existente no cordel, mas a partir dos estudos apresentados na época em que estudava, percebeu a qualidade e importância em estudar esse gênero. Ele chegou à conclusão a partir da época em que estudou Literatura Brasileira na Saint Louis University em 1964 quando em uma das aulas a professora apresentou-lhe folhetos de cordel: “o cordel realmente é uma crônica poética do século XX em toda a sua grandeza” (Curran, 2003, p. 12).
Nos dias atuais, a tecnologia, a informática e porque não dizer que a internet se infiltrou na vida de todos, principalmente de nossos jovens e crianças. Os livros como sabemos, já não são mais as únicas fontes de pesquisas e leituras como antigamente. Estar

Relacionados