Literatura afro brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AFRO LITERATURA BRASILEIRA
O que é? Para quê? Como trabalhar?

por Ana Lúcia Silva Souza, Andréia Lisboa Sousa e Rosane de Almeida Pires*
(08/03/2005)

Escrevemos este texto em março, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres. Dedicamos a todas elas, em especial às nossas mães, sábias, contadoras de histórias, leitoras do mundo.

A leitura da literatura infanto-juvenil podecontribuir com a promoção da igualdade étnico-racial em ambientes educativos. Esta é uma das bandeiras há muito levantadas por ativistas do movimento negro, educadores (as) e pesquisadores (as) envolvidos (as) com o assunto. Atualmente a discussão ganha densidade mediante a aprovação da Lei 10639/2003 e do Parecer CNE/CP 003/2004, documentos que instituem a obrigatoriedade do ensino de História eCultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos de Educação Básica.

Tomar a promoção da igualdade étnico-racial como política pública, aos poucos ainda tímida e insuficientemente, tem tido importantes repercussões pedagógicas e vem influenciando vários segmentos, entre eles o mercado editorial. Nesse contexto social, a produção de literatura infanto-juvenil busca firmar-se com novas posturase temáticas em relação às questões raciais.

O que há de novo e de bom no mercado editorial? Como saber? Como escolher livros? Com promover a leitura de livros de literatura com temática afro-brasileira em sala de aula, que aqui estamos chamando de afro-literatura? Este é um conjunto de questionamentos que devem estar presentes nos cursos de formação de professores, em todas as modalidades,instigando o redesenho de princípios e práticas para lidar com assuntos antes silenciados ou tratados de maneira danosa ou perversa.

Adiantamos que a tarefa em torno da leitura destes livros é dupla e concomitante: reconhecer e denunciar abordagens, textos e imagens que possam de alguma maneira desfavorecer a construção positiva da identidade da população negra e também identificar materiais,livros adequados, fomentando boas práticas de leitura, capazes de questionar e desconstruir mecanismos e práticas racistas e discriminatórias. Trata-se de construir e promover espaços voltados à eqüidade social e étnico-racial.

Nesse sentido, este artigo, reconhecendo que ainda há muito por fazer, indica alguns caminhos para a leitura, seleção e movimentação do acervo de afro-literatura eleitura em sala de aula.

Leitura, literatura e sociedade

Em uma sociedade como a nossa, na qual o acesso à cultura letrada é ao mesmo tempo valorizado e tão restrito à grande parte da população, a disseminação e o incentivo à leitura e escrita e ao uso da oralidade torna-se fundamental para a busca do exercício da cidadania, considerando-se o direito às diferenças.

Ressalta-se que a leituradeve ser entendida como prática social, ação múltipla realizada com diferentes objetivos, em diversos contextos e por meio de vários recursos que se entrecruzam incessantemente.

Pensar as práticas sociais de leitura como fonte e canal de informação e formação requer considerar a necessidade de articular o uso de diferentes tipos dos textos com temáticas em torno de aspectos comuns à vida doseducandos e educandas. Além disso este conhecimento precisa estabelecer relações entre esse aprendizado na sala de aula e o cotidiano, desafiando a pensá-lo como parte do processo educativo que acontece durante toda a vida do leitor.

Leitor é aquele que percebe a leitura, a escrita, a oralidade, a imagem e os gestos para entender o seu tempo, apreendendo, problematizando informações, intenções epropondo atitudes.

E o texto literário?

Afro-literatura - outros olhares sobre o texto literário

Texto literário é todo aquele que nos modifica, nos faz sair da cômoda posição de leitor para a de sujeito-leitor — que tem o direito de intervir no texto, caminhar por ele, invadi-lo. É aquela produção textual que nos instiga e arrebata, trazendo consigo a beleza inquietante de nos...
tracking img