Literatura 2B Trabalho Moodle Werther

1235 palavras 5 páginas
FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ DE CURITIBA

A RELAÇAO DO HOMEM COM A VIDA E A MORTE, SEGUNDO O ROMANCE:
“0S SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER”

CURITIBA
2015
CAROLINE BATISTA
EUNICE DOS SANTOS

A RELAÇAO DO HOMEM COM A VIDA E A MORTE, SEGUNDO O ROMANCE:
“0S SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER”

Trabalho acadêmico apresentado como requisito à obtenção de nota parcial da Disciplina de Textos Fundamentais da Literatura, Curso de Letras: Português e Inglês, Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba.

Prof.ª: Jaqueline Koehler

CURITIBA
2015
INTRODUÇÃO

Este texto analisa o romance “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, de Goethe, discorrendo a respeito de questões como: a relação do homem com a natureza, a relação do homem com a sociedade e o suicídio como condição para a autopreservação. Mostrando a necessidade de uma existência mais plena, contemplando a força da natureza e do amor, como o real sentido para a vida. Abominando a miséria humana, que age estupidamente por uma posição social, degradando e vulgarizando sua própria essência.

A RELAÇÃO DO HOMEM COM A NATUREZA

Para o jovem Werther sua relação com a natureza e algo maravilhoso, mesmo nas coisas mais simples que estão ao seu redor, transformando-as em seu único e verdadeiro refúgio, trazendo harmonia e tranquilidade para sua alma, a fortaleza quando a realidade é insuportável, nesse sentido a natureza, assume um papel de destaque nos textos românticos. A natureza descrita com riqueza de detalhes pode ser interpretado, como um jogo de forças contrarias que constitui movimentos distintos.
Contemplando e consagrando aquele vale como seu paraíso, que lhe proporcionava inspiração para sua pintura e para sua própria existência, em que pequenos detalhes como uma plantazinha, as árvores centenárias, a simplicidade da vida camponesa, o luar e o sol ao entardecer que para muitos poderia passar despercebidamente, para ele era um universo magnífico

Relacionados