Literartura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Descreva porque segundo Janilto Andrade não se deve ler Paulo Coelho – 1 página digitada.

Segundo Janilto Andrade, existem critérios básicos que indicam overdadeiro lugar de certas obras do cenário histórico de nossa literatura. E com certeza o livro O Alquimista de Paulo Coelho não se enquadraria como obraliterária. Para o professor, existiram alguns critérios básicos para a não leitura. A obra não atende o discurso direto – meta discurso, pois não tem suas principaiscaracterísticas como a fantasia,o entendimento e a coerência no texto. Outros como forma, estética, linguagem, estrutura textual, contexto sociocultural, funcionalidade,trama e recepção não são vistos na obra.
Andrade afirma que não se trata de preconceito linguístico, há ausência dos princípios poéticos, de discussões,reflexões e debates. A pobreza da obra facilmente pega o leitor á emoções previsíveis, dissimulando á necessidade do leitor acreditar em si, em procurar a fortuna comofelicidade, ter esperança no sobrenatural.
É fato que a obra não retrata a realidade, mas a refrata. A ideologia não passa a esfera da aparência considerando-acomo essência. Fazendo assim a reação controlada da população de massa. Pois, não demonstra compromisso, nem responsabilidade social.
Sendo assim, Janilto enalteceque uma obra tem literariedade quando tem papel decisivo na vida social, fazendo com que o leitor busque algo mais, refletindo, questionando. A obra de arte vem deum conflito entre o mundo e o artista. O verdadeiro artista desveste a verdade que, muitas vezes se esconde por trás das aparências reais, Literatura é isso.
tracking img