ListExerc AV2 2014 2s parte02

1901 palavras 8 páginas
Arquitetura e Organização de Computadores – Univ. Estácio de Sá – Prof. Affonso C. Jr
Lista de revisão para a AV2 – parte 2 – novembro 2014 – versão SEM soluções

1) Considerando o que você aprendeu durante o curso, tente responder, resumidamente: como podemos dividir/classificar os tipos de informação que são armazenados e manipulados pelos computadores digitais?

2) Qual é a função básica do carregador (ou loader), parte do Sistema Operacional, e que tarefas são envolvidas na execução desta função?

3) Considere a fórmula básica para estimativa do tempo de CPU de um programa (vista em nossos slides sobre CPU), abaixo.

Responda:
Um programa com processamento altamente determinístico está prestes a ser executado. O compilador varreu o programa e detectou: 200 instruções simples (de um ciclo – consomem apenas um ciclo em sua execução); 200 instruções médias (dois ciclos); 100 instruções longas (quatro ciclos). Sabendo-se que este programa será executado em uma máquina com clock de 100 MHz, quanto tempo deverá levar a execução deste programa?

4) Barramentos paralelos (que transmitem simultaneamente com 8, 16, 32, 64 bits...) são obrigatoriamente mais rápidos do que barramentos seriais? Ilustre sua resposta com um exemplo.

5) Um arquivo com exatamente 2 GB dever ser transmitido da CPU para um módulo de E/S, através de um barramento paralelo, síncrono, com largura 32, clock de 200MHz, e que realiza apenas uma transferência por ciclo de clock. Ignorando-se possíveis atrasos, quanto tempo levará a transferência deste arquivo?

6) Assinale cada uma das características de arquitetura (CPU / conjunto de instruções) abaixo com um ‘C’ (caso seja mais comum em projetos de máquinas CISC), ou com um ‘R’ (caso seja mais comum em projetos de máquinas RISC).
[ ] Conjunto grande de instruções
[ ] Instruções executadas por microcódigo
[ ] Instruções com formato fixo
[ ] Diversos formatos de instrução
[ ] Apenas um, ou poucos ciclos de máquina p/ instrução
[ ] Uso

Relacionados

  • ListExerc AV2 2014 2s Parte02 SOLUCOES
    3434 palavras | 14 páginas