Listas encadeadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera

Estrutura de dados
Listas

Veronica Pavani Siqueira RA
Patrick

Introdução

Em estrutura de dados são usados vários tipos de organização e armazenamento dedados,nesse trabalho abordaremos o método lista que seria uma estrutura de dados abstrata.
Vamos abranger de uma forma geral o tema a seguir comentando sobre a definição e quais os tipos de listas maisutilizados e suas implementações operações e métodos de pesquisa.

Definição

Uma lista é uma estrutura que armazena elementos de forma alinhada ou não, é formada com elementos dispostos um apóso outro, como em uma lista de nomes, peças, valores, pessoas, compras, onde os valores podem aparecer mais de uma vez, em estrutura de dados uma instância de uma lista é uma representaçãocomputacional do conceito matemático de uma sequencia finita. Cada instância de um valor na lista normalmente é chamada de um item, entrada ou elemento da lista. Se o mesmo valor ocorrer várias vezes, cadaocorrência é considerada um item distinto. Se os dados estiverem dispersos fisicamente, para que este conjunto seja uma lista, ele deve possuir operações e informações adicionais que permitam que sejatratado como tal no caso da lista encadeada.

Tipos de Listas

As listas podem ser Sequenciais: Estatica Sequencial e Lineares: Dinamica Encadeada, Ordenadas e Desordenadas.

SequenciaisEstática Seqüencial :

É implementada usando um vetor
Deve-se determinar qual a quantidade máxima de elementos que a lista poderá armazenar
A memória para armazenamento dos dados éalocada em tempo de compilação
elementos na lista estão ordenados armazenados fisicamente em posições consecutivas; inserção de um elemento na posição a(i) causa o deslocamento a direita do elementode a(i) ao último;
eliminação do elemento a(i) requer o deslocamento à esquerda do a(i+1) ao último;

Vantagem:
* Acesso direto indexado a qualquer elemento da lista

Desvantagem:
*...
tracking img