Listaglicoliserespiracao

536 palavras 3 páginas
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Curitiba – Curso Tecnologia em Radiologia
Disciplina: Fundamentos de Bioquimica

A) Ciclo de Krebs
1. Por que o ciclo de Krebs (ciclo do ácido cítrico) é considerado anfibólico?

O Ciclo de Krebs é uma via anfibólica porque seus intermediários podem servir tanto ao catabolismo quanto ao anabolismo. Dessa forma, a degradação de glicose, ácidos graxos e alguns aminoácidos podem gerar acetil-CoA, que será usado no Ciclo de Krebs. Porém, os intermediários desse ciclo podem, também, formar as moléculas precursoras do acetil-CoA. Por exemplo: o oxalacetato pode entrar na síntese de glicose, o citrato pode ajudar na síntese de ácidos graxos e o α-ceto-glutarato pode ser convertido em glutamato, servindo de precursor para outros aminoácidos.

2. Qual é o combustível metabólico necessário para iniciar o ciclo do ácido cítrico? De onde vem?

A acetilcoenzima A (AcetilCoa). O piruvato formado a partir de glicose no citossol origina o grupo acetila presente na acetil-CoA mitocondrial. Além da glicose, vários aminoácidos produzem piruvato e, portanto, acetil-CoA, ao serem degradados. Outros aminoácidos e os ácidos graxos também produzem acetil-CoA sem a formação intermediária de piruvato.

3. Cite as oito reações do ciclo de Krebs.

4. Quais as principais diferenças entre a glicólise e o ciclo do ácido cítrico?
A glicólise ocorre através de uma seqüência linear de passos catalisados enzimaticamente, enquanto a seqüência de reações do cíclo do ácido cítrico é cíclica. Em cada volta, uma molécula de oxalacetato é empregada para formar citrato, mas - depois de uma série de reações - esta molécula de oxalacetato é regenerada. http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/1022/respiracao-celular 5. Como o ciclo de Krebs está relacionado ao metabolismo de aminoácidos?

Através da ação de muitas enzimas auxiliares importantes, certos intermediários do ciclo do ácido cítrico, particularmente µ

Relacionados