ListaFluidos

690 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
DISCIPLINA: INSTRUMENTAÇÃO

Lista de Exercícios
Fluidos

1. O empuxo que atua sobre um submarino submerso é sempre o mesmo em todas as profundidades?
2. O jato de água de uma torneira torna-se mais estreito à medida que cai. Explique

3. O alcance do jato de água de uma mangueira torna-se mais eficaz com um bico ou seu polegar sobre a mangueira. Explique
4. As saídas de canos de esgoto de uma casa construída em uma ladeira estão situadas a 8,2 m abaixo do nível da rua. Supondo que o esgoto esteja a 2,1 m abaixo do nível da rua, encontre a diferença de pressão mínima que deve ser criada por uma bomba para impulsionar os detritos com uma vazão de 900 kg/m . (R: ∆P=5,38 x 10 Pa)
3

4

5. A janela de um escritório mede 3,4 m por 2,1 m. Em virtude da passagem de um vento forte, a pressão do lado de fora cai para 0,96 atm, mas dentro do escritório a pressão permanece igual a 1 atm. Calcule a força resultante que empurra a janela para fora. (R: ∆F=2,88 x 10 N)
4

6. Dois vasos cilíndricos idênticos, com bases no mesmo nível contém um líquido de densidade ρ. A área A da base dos cilindros é a mesma, mas num dos recipientes a altura do líquido é igual a h1 e no outro a altura é h2. Calcule o trabalho realizado pela gravidade para igualar os dois níveis quando os dois vasos forem conectados. (R: W = 1 Aρ (h − h )2 g )
2
1
4

7. A face vertical de uma barragem retém água à altura D, como mostrado na figura abaixo. Seja w a largura da barragem (a) Ache a força horizontal resultante exercida na barragem devido à pressão manométrica da água e (b) o torque da força, devido à pressão manométrica da água, em relação à linha que passa pelo ponto D e que é paralela à largura da barragem (c) Qual é o braço da alavanca
D

d da força hidrostática resultante? (R: a) F = dF =


0

D

1
1
ρgwD2 b) τ = ∫ dτ = ρgwD3 c) d=D/3)
2
6
0

1

8. Calcule a altura de uma coluna de água que exerce uma pressão de 1 atm no fundo de recipiente.
2

Considere g

Relacionados

  • Listafluidos
    509 palavras | 3 páginas